Com o calor a começar a apertar, e as idas à praia a tornarem-se cada vez mais apetecíveis, a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU), em Espanha, analisou 44 protetores solares com FPS 30, 50 e 50+. A boa notícia? Todos os produtos com rótulo de FPS 30 analisados cumpriram com a proteção prometida. Mas houve um que se destacou.
O grande destaque da análise vai para o Decathlon Sun Cream SPF 30, considerado o melhor do teste, que também é vendido na Decathlon em Portgal, segundo se verifica no site da marca. Segundo a OCU, o produto não só oferece a proteção solar anunciada, tanto em FPS como em raios UVA, como também não contém substâncias suspeitas na sua composição.
Além da Decathlon, o estudo reconhece dois produtos com boa relação qualidade/preço em Espanha: o Protector Solar Sun Med FPS 30 (Mercadona) e o Science Sun Protect Sunscreen Spray SPF 30 (Carrefour). No entanto, o primeiro contém fragrâncias alergénicas, enquanto o segundo apresenta margem de melhoria no impacto ambiental.
A OCU também alertou para cinco protetores com ingredientes potencialmente alergénicos, que podem representar riscos para pessoas com pele sensível. São eles: Nuxe Sun Lait solaire fondant SPF 30; Sunmed Protector solar Med FPS 30 resistente à água (Mercadona); Nivea Sun Protect and Refresh SPF 30; Babaria Leche Protectora Solar SPF 30; e Ecran Sun Sunnique Leche Protectora Familiar FPS 30.
Em relação aos produtos com FPS 50+, a organização espanhola chama a atenção para a Cien Sun Crema Solar Infantil SPF 50+, do Lidl, que voltou a falhar nos testes — apresentando, na prática, um nível de proteção próximo de FPS 30. A OCU solicitou à Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários uma investigação adicional sobre o produto.
Note-se, no entanto, que os produtos analisados dizem respeito ao mercado espanhol, podendo alguns ser vendidos em território nacional (como o da Decathlon), outros não. É o caso do creme da Cien, acima descrito, que não é vendido em Portugal, apenas em Espanha.
Como esclareceu o Lidl Portugal à Marketeer, “o lote 2503 do protetor solar ‘Cien Sun – Sun cream Kids 200 ml SPF 50+'”, , que foi verificado nos testes referenciados pela DECO Proteste a produtos de proteção solar não foi vendido, nem está disponível, em Portugal”.
De acordo com a marca, “o produto em questão foi rigorosamente controlado pelo fornecedor, pelo Lidl e certificado pela entidade independente AENOR, que atestou a conformidade do fator de proteção (SPF e UVA) indicado na rotulagem do ‘Cien Sun’”. Mais acrescenta que “todas estas informações foram facultadas à DECO Proteste e ao INFARMED, no sentido de reforçar a confiança na qualidade do produto Cien Sun”.
“O Lidl mantém-se em contacto com o fornecedor, com a entidade certificadora e com todas as entidades responsáveis de forma a esclarecer os resultados. Antes da venda de qualquer artigo, são efetuados testes em laboratórios externos reconhecidos para garantir que todos os produtos de proteção solar são seguros, adequados e que o FPS (fator proteção solar) é respeitado. Este facto é igualmente confirmado pelos protocolos de fabrico, metodologia de análise e homologação dos fornecedores para a produção e comercialização do referido artigo”, remata a cadeia de supermercados em Portugal.
A análise da OCU foi realizada num laboratório certificado e independente, com produtos em diferentes formatos (loção, leite e spray), de marcas de supermercado, perfumaria e farmácia.