Negócios em cleantech têm novo programa de apoio

A preocupação crescente com o meio-ambiente e com a forma como as empresas podem contribuir para a resolução de problemas associados ao clima levou o UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto a promover um novo programa de apoio. Desta feita, estão abertas as candidaturas para uma competição que vai colocar à prova as melhores ideias de negócio em cleantech – inovação tecnológica associada ao clima e a manter o ambiente limpo (reciclagem e energias renováveis, por exemplo).

O programa chama-se Climate Launchpad e é uma iniciativa da União Europeia que já está presente em 30 países. A Portugal chega pelas mãos da instituição do Porto em parceria com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI).

Os projectos selecionados vão receber apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch, acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC, participação num bootcamp de dois dias com um formador de certificado, sessões de mentoring e ainda a possibilidade de apresentar o negócio a um painel de especialistas portugueses e internacionais. Os três vencedores da competição nacional vão representar Portugal na final europeia a 7 e 8 de Outubro, em Tallina na Estónia. O grande vencedor da competição europeia ganha 10 mil euros.

Podem concorrer ao Climate Launchpad todas as ideias de negócio ou startups que não tenham mais de um ano de actividade, nem tenham recebido investimento superior a 200 mil euros. As candidaturas devem ser submetidas em inglês até ao próximo dia 22.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?