Nasceu um escape room só para profissionais de saúde

Hospital Getaway é o nome de um escape room diferente do habitual, onde o objectivo não é apenas fugir de uma sala, mas antes salvar um doente em 45 minutos. Inaugurado no centro de simulação do Hospital da Luz Learning Health, este “serious game” tem como objectivo pôr à prova as competências clínicas (e não só) dos profissionais de saúde.

O jogo foi desenhado pelas Nobox com o apoio da UpHill, duas startups na área dos cuidados de saúde, e desafia as equipas a resolverem casos clínicos inesperados, críticos ou emergentes. «O objectivo é preparar os médicos para lidar com a adrenalina, trabalho de equipa e a aplicação de conhecimentos clínicos em situações críticas», explicam as startups.

Criado para simular a rotina hospitalar dos médicos – embora não tenha doentes “a sério” – neste jogo os participantes podem aceder à história clínica do doente, pedir exames, analisar os resultados, prescrever fármacos e realizar todas as outras tarefas que fariam num contexto real. Os médicos participantes serão também convidados a realizar um ou mais gestos clínicos, num dos mais de 100 simuladores disponíveis.

«Em cada sessão, um grupo de até cinco médicos terá de garantir os melhores cuidados clínicos, enquanto enfrenta os constrangimentos do terreno na área da saúde. Para sair deste desafio, é preciso ter os conhecimentos e competências clínicas específicas, mas também conseguir trabalhar em equipa, de forma coordenada e eficaz, para ultrapassar os desafios e resolver as armadilhas criadas no cenário do jogo», adiantam os developers. No final de cada sessão, as equipas recebem um relatório de análise, estruturado de acordo com as competências comportamentais e desempenho clínico observados durante o jogo.

O Hospital Getaway – Clinical Escape Game poderá ainda ser adaptado a várias necessidades de aprendizagem, aos objectivos das organizações e das equipas, podendo ser personalizado para eventos formativos específicos.

Artigos relacionados