Não é só consigo. Está provado que o desejo sexual aumenta na Primavera!

A Primavera já chegou e não traz consigo apenas os dias de praia e tardes na esplanada. Esta estação é também a altura em que, por norma, aumenta a frequência das relações sexuais. Megwyn White, directora de Educação da Satisfyer e sexóloga clínica, explica por que é que nesta estação se verifica um aumento da libido.

Luz solar e dias mais longos

A exposição à luz do solar desencadeia vários efeitos que desempenham um papel central no aumento da libido. Em primeiro lugar, impacta em grande medida a produção de vitamina D, que, por sua vez, pode levar a um aumento dos níveis de testosterona. Especialmente para os homens, este factor «está associado a uma melhoria no humor e também no desejo sexual», de acordo com Megwyn White. Um estudo piloto publicado em 2018 também indica que existe uma relação entre níveis baixos de vitamina D e mau desempenho sexual e sintomas depressivos. Para além disso, apanhar mais sol representa um aumento da serotonina, factor que, segundo a sexóloga, também contribui para o apetite sexual.

Actividade física

As temperaturas elevadas convidam a passar tempo fora de casa, o que resulta num aumento da actividade física ao ar livre, como corridas e caminhadas. Segundo Megwyn White, o exercício físico contribui de duas formas para a actividade sexual: «aumenta a libido ao libertar endorfinas e melhorar a auto-confiança», e «leva mais fluxo sanguíneo para os genitais».

A depressão sazonal chegou ao fim

Os meses mais cinzentos do ano podem trazer sintomas como desânimo, irritabilidade, ansiedade e tristeza. A depressão sazonal, ou perturbação afetiva sazonal, está maioritariamente ligada ao Outono e Inverno e é finalmente nesta altura que o alívio dos sintomas se começa a sentir. A directora de Educação da Satisfyer aponta que «os sintomas associados a esta perturbação também podem diminuir a libido e desejo sexual», e acrescenta que «este estado de desânimo pode levar a uma redução da actividade física e social, o que contribui ainda mais para a falta de apetite sexual». A boa notícia é que «o alívio destes sintomas eleva o estado de espírito e os níveis de energia».

Artigos relacionados