MYBRAND revela as empresas portuguesas com melhor reputação

mybrand_finalEDP Renováveis, SONAE SGPS, Jerónimo Martins, PT e EDP lideram o Reputation Index da MYBRAND, um estudo focado na reputação das empresas do PSI 20.

A metodologia de análise da reputação da MYBRAND é focada na análise de sete drivers: inovação, workplace, governance, cidadania, produtos e serviços, performance e liderança. Estes drivers são avaliados pelos vários stakeholders da empresa: investidores, accionistas, consumidores, entre outros. Neste estudo, realizado através de uma sondagem online que decorreu durante o mês de Abril de 2010, com a participação de mais de 1700 respondentes, foram analisados dois grandes sub-grupos do público em geral: investidores e não-investidores.

«Todas as empresas avaliadas apresentam indicadores de reputação distintos, sendo essa diferença mais vincada no grupo de investidores que, sendo mais conhecedor das empresas, reflecte esse conhecimento numa maior amplitude na sua escala de resposta. Mesmo em empresas com arquitecturas de marca quase monolíticas, como a SONAE ou a EDP, encontram-se diferenças significativas na avaliação dos drivers das diferentes empresas do grupo», informa a MYBRAND.

Os drivers que mais contribuem para a reputação global são a inovação, a performance, a liderança e a governance. «80% da amostra considera que o facto de uma empresa estar cotada em bolsa melhora a sua reputação. Este impacto é mais reconhecido nos drivers de performance, liderança e governance», acrescenta.

Artigos relacionados