Mulheres viajam mais do que homens

Em Portugal, a maioria dos viajantes é do sexo feminino, tem entre 20 e 29 anos, é activa, tem filhos e formação académica ao nível da licenciatura. Assim é traçado o perfil do viajante português do século XXI pela eDreams, agência de viagens de voos online. O estudo levado a cabo pela agência indica ainda que, a nível europeu, também são as mulheres a liderar nas viagens mas a faixa etária sobe para os 40 ou mais anos, para além de que vivem nas grandes metrópoles e têm um salário médio acima dos 1500 euros.

Depois de questionados sete mil consumidores, o estudo conclui que o factor determinante na escolha da viagem é o preço. Os portugueses preferem tratar dos procedimentos sozinhos e reservam os voos entre um e cinco meses antes da viagem, sendo que para 82% dos inquiridos a prioridade é mesmo o preço. Outros factores com peso na decisão são a componente histórica e cultural do destino, importante para 46,9% dos portugueses, e a localização junto ao mar, mencionada por 51,2% das pessoas questionadas. O destino preferencial fica na Europa para 29,2%.

Já os europeus no geral, preferem seguir as recomendações de família e de amigos, com 51% dos inquiridos a fazer reservas vários meses antes da viagem, demonstrando, segundo a eDreams, que o destino ideal é a prioridade. Caso viaje numa companhia low-cost, o turista europeu considera essencial que haja Wi-Fi, bebidas frescas e entretenimento a bordo, apesar de não estar disposto a pagar mais por qualquer um destes serviços. Já os portugueses dão mais importância à comida a bordo, seguida pelas mantas e almofadas.

Quanto às condições durante a viagem, a maioria dos portugueses prefere visitar outro país ou cidade acompanhados pelos companheiros e 29,5% prefere viajar com a família. No geral, os europeus seguem a mesma lógica, com excepção dos alemães e dos ingleses que preferem viajar sozinhos.

Para dar a conhecer os diferentes perfis, a eDreams desenvolveu uma campanha cuja protagonista é a Helena, uma personagem-tipo. A campanha “Descobre o perfil do viajante do século XXI” conta com um vídeo e divulgação nas redes sociais e no blog da eDreams, para além de um passatempo, a decorrer no Facebook até 15 de Outubro, que tem como prémio dois vouchers de 100 euros e um de 500 euros.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Em que áreas está o trabalho temporário a crescer?
Automonitor
Maior autonomia: Renault lança Master e Kangoo a hidrogénio