MTV luta contra preconceito de género

Os novos vídeos da campanha “Look Different” da MTV USA mostram como o preconceito de género ainda está vivo, mesmo entre as gerações mais jovens. Durante 30 segundos surgem, sem qualquer tipo de contexto, frases que numa conversa entre amigos provavelmente seriam desvalorizadas mas que sozinhas revelam noções que diferenciam os géneros feminino e masculino sem justificação lógica.

“Este é um trabalho de homem”, “Deves estar menstruada” ou “Rapazes não choram” são apenas algumas das expressões escolhidas pela MTV para lutar contra o preconceito. De acordo com um estudo elaborado pelo canal norte-americano, três quartos dos jovens acreditam que uma discussão aberta sobre o preconceito de género pode ajudar mas apenas um quarto sabe onde procurar informações ou locais onde possam debater este assunto.

Adicionalmente, a MTV juntou-se ao Project Implicit da Universidade de Harvard para criar o “Implicit Bia Quizz”, um teste através do qual cada pessoa poderá perceber melhor se realmente é imparcial ou não no que ao género diz respeito. Para isso, são mostradas imagens de celebridades como Emma Watson, Daniel Radcliff, Aziz Ansari e Mindy Kaling e é pedido ao utilizador para associar rapidamente cada uma das fotografias ao sexo masculino e feminino e ainda a diferentes áreas científicas ou artísticas.

Artigos relacionados