MSC Cruzeiros: Bem-vindos ao futuro dos cruzeiros

Sob o mote “Descubra o futuro dos cruzeiros”, a MSC Cruzeiros lançou uma nova campanha internacional, que está a ser divulgada em mais de 30 mercados e que vinca o compromisso da empresa com a sustentabilidade. Filmada a bordo do “MSC World Europa”, o navio mais avançado da companhia do ponto de vista ambiental, a campanha concentra-se nas suas características ambientais exclusivas, mas mostra também o progresso que tem sido feito em termos de sustentabilidade em toda a frota de 21 navios.

A nova campanha publicitária – patente em TV, digital, redes sociais e rádio – reflecte assim o investimento que a MSC Cruzeiros tem vindo a fazer nos últimos anos em soluções que permitem reduzir a sua pegada ambiental, ao mesmo tempo que convida a espreitar como é a vida a bordo dos seus navios, desde as tecnologias sustentáveis já implementadas aos espectáculos e entretenimento únicos, passando pelos inovadores conceitos de restauração. «Os objectivos desta campanha passam por destacar o compromisso duradouro e inabalável da marca com a sustentabilidade. Considerámos que era a altura certa para explicar aos consumidores e outros stakeholders como o nosso compromisso com a sustentabilidade se articula nos nossos navios e nos nossos negócios e como é central em tudo o que fazemos», explica Eduardo Cabrita, director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Desde 2017, a companhia investiu mais de 8 mil milhões de euros numa frota mais moderna e eficiente, com 10 novos navios. Esse esforço tem-lhe permitido introduzir combustíveis com baixo teor de carbono, como o LNG (gás natural liquefeito), e testar novas tecnologias de futuro, como as células de combustível, que lhe permitirão utilizar combustíveis de baixo e zero carbono nos seus navios quando estes estiverem disponíveis em escala. «Enquanto estas grandes transições acontecem, estamos a tomar medidas importantes para reduzir a nossa dependência de combustível, incluindo a digitalização, a optimização de rotas e a introdução de uma vasta gama de tecnologias ambientais, tais como a recuperação do calor e a redução do arrasto», frisa Eduardo Cabrita.

Fruto deste investimento na transição energética, a MSC Cruzeiros reduziu em 35% a intensidade das emissões de carbono, desde 2008. A companhia está neste momento a trabalhar no sentido de atingir uma redução de 40% neste indicador até 2030 e compromete-se a celebrar zero emissões de gases com efeito de estufa nas suas operações até 2050.

LNG: A NOVA ERA DA INDÚSTRIA

Inaugurado em Dezembro passado, o “MSC World Europa” é o navio de cruzeiro com melhor desempenho ambiental de toda a frota da MSC Cruzeiros, sendo o primeiro movido a LNG. Trata-se, actualmente, do combustível marítimo mais limpo disponível em escala: em comparação com os combustíveis marítimos padrão, o LNG praticamente elimina as emissões de poluentes atmosféricos, incluindo óxidos de enxofre (SOx) e partículas finas, reduz fortemente os óxidos de azoto (NOx) e já alcança uma redução de emissões de dióxido de carbono (CO₂) de até 25%.

A tecnologia dos motores LNG a bordo dos navios da companhia abre ainda a porta à utilização de combustíveis biológicos e sintéticos, à medida que estes se tornam mais amplamente disponíveis. Além disso, abre o caminho à adopção de combustíveis de carbono de baixo e nulo teor líquido – tais como o biogás, o LNG sintético e, em última análise, o hidrogénio verde – e distingue-se ainda por ser um dos primeiros a incluir tecnologias de célula de combustível, que oferece o potencial de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa face aos combustíveis convencionais.

Por todas estas razões, o “MSC World Europa” representa um passo determinante da companhia em matéria de sustentabilidade. «A inauguração do nosso primeiro navio movido a LNG marcou uma grande mudança no fornecimento de emissões mais baixas e, enquanto companhia, pretendemos fazer mais avanços com esta tecnologia em futuros novos navios e aumentar a utilização de células de combustível», sublinha o director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

A empresa tem já em construção mais dois navios movidos a LNG, o “MSC Euribia”, que será entregue em Junho deste ano, e o “MSC World America”, com entrega prevista para 2025. «Estamos constantemente a cooperar com os nossos parceiros dos estaleiros Chantiers de l’Atlantique [em Saint-Nazaire, França] e Fincantieri [em Trieste, Itália] para determinar as condições para a concepção e construção da próxima geração de navios de cruzeiro, que possa adoptar tecnologias inovadoras, tais como células de combustível, hidrogénio e outros combustíveis com emissões zero», refere Eduardo Cabrita.

Além da renovação da frota, a MSC Cruzeiros tem vindo constantemente a optimizar a utilização da energia a bordo dos seus navios através de soluções inovadoras, incluindo sistemas de ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos de recuperação de energia, que permitem uma distribuição eficaz de calor e frio. Os navios da frota da empresa recolhem e transmitem milhares de conjuntos de dados diferentes para equipas especializadas dedicadas em terra, sendo que estes dados são utilizados para entender melhor como os navios operam e para optimizar continuamente o uso da energia e melhorar a eficiência em todas as áreas de operações.

A iluminação dos novos navios de cruzeiro é fornecida por luzes LED de eficiência energética, enquanto o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado ajusta-se automaticamente ao clima e ao número de passageiros a bordo. Além disso, o desempenho hidrodinâmico é optimizado através de reescalonamento da hélice e de redução do arrasto. Já os cascos dos navios são revestidos com tintas especiais que retardam o crescimento de organismos marinhos, reduzindo o arrasto e melhorando a eficiência energética.

Ainda em termos de transição energética, a tecnologia “shore power” foi instalada em todos os navios da MSC Cruzeiros como equipamento padrão desde 2017, permitindo que os motores a bordo sejam desligados enquanto atracados, e, juntamente com o retrofit, cobriu 65% da capacidade total da frota no final de 2022. «Em relação ao futuro, os novos navios que se juntarem à nossa frota serão adaptados à medida que os portos dos seus itinerários estiverem a disponibilizar energia em terra, sendo que nós, enquanto companhia, estamos empenhados em utilizar a energia da costa onde quer que esteja disponível», salienta Eduardo Cabrita. O responsável apela, contudo, aos portos de cruzeiro, municípios e autoridades locais e nacionais para «intensificarem os seus esforços conjuntos no sentido de alargar o poder terrestre», uma vez que, actualmente, são menos de cinco os portos em toda a Europa que têm instalações disponíveis para navios de cruzeiro.

PROTEGER OS OCEANOS E OS ECOSSISTEMAS

Os navios da MSC Cruzeiros são concebidos e construídos para minimizar o impacto na vida marinha. Isto é visível, por exemplo, na utilização de tecnologias que permitem reduzir o ruído subaquático. Toda a água de lastro (a água do mar que é captada para garantir a segurança operacional e estabilidade do navio) é filtrada e tratada por radiação ultravioleta (UV) antes de ser descarregada no mar, para garantir que não contém organismos aquáticos nem agentes patogénicos nocivos. Isto também impede o transporte de espécies invasivas entre regiões.

Além destas medidas, a MSC Cruzeiros concordou em apoiar os esforços para preservar a população de cachalotes em perigo no leste do Mar Mediterrâneo. As modificações de rotas entre Abril e Outubro, com o reencaminhamento de navios na área a oeste e a sul do Peloponeso e a sudoeste de Creta, na Grécia, ajudam a contribuir para a sobrevivência destas baleias.

A protecção da vida marinha e o apoio à regeneração dos habitats são assim outros dos pilares da MSC Cruzeiros na área da sustentabilidade. Outro exemplo é a Ocean Cay MSC Marine Reserve, um antigo local de escavação de areia industrial que foi transformado pela MSC Cruzeiros num destino insular privado, nas Bahamas, que é hoje cercado por águas azuis cristalinas que abrigam importantes espécies marinhas e habitats de corais. Em 2021, foi anunciado o design e o desenvolvimento do novo Centro de Conservação Marinha da MSC Foundation na Ocean Cay, que trabalha em colaboração com uma equipa de académicos e especialistas ambientais para identificar espécies resistentes e genótipos de corais capazes de sobreviver ao aumento das temperaturas dos oceanos.

NA ONDA DA RETOMA

O ano de 2022 foi «desafiante» para a indústria dos cruzeiros, pelo efeito da pandemia de Covid-19, «com impacto negativo significativo nas vendas», mas também pela guerra na Ucrânia e pelo aumento da inflação. A partir de Abril, os resultados «começaram a ser muito positivos», embora com uma predominância das reservas “last minute”, o ano acabou por ser «muito positivo comparado com 2021 e praticamente em linha com 2019 em número de passageiros», revela Eduardo Cabrita.

Para 2023, a expectativa do director-geral da MSC Cruzeiros em Portugal é dar continuidade ao movimento de retoma. «Estamos já a sentir, pelo ritmo das reservas, que 2023 será um ano muito mais dinâmico e saudável do que os últimos anos, sem qualquer tipo de restrições devido à pandemia, com todos os navios a navegar, itinerários consolidados e que também será marcado pelo lançamento do “MSC Euribia”, o nosso 2.º navio movido a LNG», frisa o responsável.

Antecipando o que será, provavelmente, um bom ano para o sector, a MSC Cruzeiros tem um programa abrangente para este ano no mercado português com mais de 500 itinerários, sendo, de resto, a única empresa a realizar cruzeiros com saída e chegada a Lisboa, no Verão. Ao todo, serão 13 cruzeiros de 10 noites, em Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro, a que se irão juntar, no Funchal, duas partidas de 11 noites a bordo do “MSC Divina”, uma a 31 de Outubro e outra a 11 de Novembro de 2023.

Este Verão, os passageiros poderão continuar a usufruir de pacotes especiais que incluem o cruzeiro, transfers e voos incluídos. Como exemplo, a MSC Cruzeiros disponibiliza pacotes especiais no Mediterrâneo Oriental com voos de Lisboa para destinos como Civitavecchia (sete noites entre 9 de Junho e 29 de Setembro), Veneza (sete noites em Abril) e Monfalcone (sete noites, entre 30 de Abril e 9 de Outubro), sempre com regresso a Lisboa. No Norte da Europa, a MSC Cruzeiros terá também este pacote especial, com voos Lisboa-Copenhaga-Lisboa, navegando a bordo do novo “MSC Euribia”.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 319) da Marketeer.

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