Mondelez investe 400 milhões de dólares em Cocoa Life

A Mondelez International, antiga Kraft Foods, vai investir ao longo dos próximos dez anos 400 milhões de dólares (mais de 308 milhões de euros) no Cocoa Life. Trata-se de um programa de sustentabilidade que visa melhorar os meios de subsistência e as condições de vida de mais de 200 mil produtores de cacau, bem como de cerca de um milhão de pessoas em comunidades agrícolas de cacau.

Neste âmbito, o Cocoa Life vai levar um investimento de 100 milhões de dólares (77 milhões de euros) à Costa do Marfim, o maior produtor de cacau do mundo, para ajudar 75 mil agricultores a duplicar a sua produtividade.

Através do programa Cocoa Life a Mondelez International vai colaborar com governos, sociedade civil e fornecedores, assumindo por missão transformar a cadeia de abastecimento de cacau. A empresa está já a trabalhar, por exemplo, com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) e a Anti-Slavery International, com o intuito de desenvolver um conjunto de princípios para o sucesso e formas de medir o progresso.

No fundo, o Cocoa Life baseia-se na criação de relações proveitosas, tanto para a Mondelez International como para as comunidades agrícolas, através do trabalho com parceiros ao nível da agricultura, da comunidade, da juventude, com a eliminação do trabalho infantil, e do ambiente, para a manutenção dos ecossistemas.

O programa Cocoa Life partiu da Cadbury Cocoa Partnership, uma iniciativa bem sucedida levada a cabo pela Mondelez International no Gana, na Índia e na República Dominicana. No Gana, por exemplo, a parceria incrementou a produtividade do cacau em 20%, proporcionando ao mesmo tempo um aumento de 200% nos redimentos familiares e um crescimento de 80% em projectos apoiados pelo governo, entre 2009 e 2011.

Recorde-se que, além da sustentabilidade do cacau, a Mondelez International vai investir pelo menos 200 milhões de dólares (154 milhões de euros) na iniciativa “Coffee Made Happy”, que pretende capacitar um milhão de empresários agrícolas de café até 2020. Além disso, a Mondelez International tem nos seus planos fornecer 100% do seu café europeu, em 2015, de forma sustentável.

Artigos relacionados