Missão Continente: Neste Natal ajude a combater a fome

A noite de consoada é uma das tradições mais acarinhadas pelos portugueses. A festa do nascimento de Jesus reúne a família à mesa para degustar o bacalhau cozido com todos, peru assado ou o polvo. Cada região tem a sua tradição. Na sobremesa imperam as rabanadas, comem-se filhós, sonhos, aletria, lampreia de ovos e, claro, o famoso bolo-rei. Mas este ano há quem tenha de cortar o orçamento e não consiga sentar-se a uma mesa farta com a família. E é precisamente à mesa que se pode começar a fazer a diferença. Este ano a Missão Continente vai ajudar instituições que combatem a fome e a pobreza com a campanha Presentes à Mesa, que vai apoiar 328 instituições portuguesas de todo o país e a Rede de Emergência Alimentar, na luta contra a fome e auxílio a cidadãos em situação desprotegida.

A guerra, a subida da inflação e o aumento do custo de vida, nomeadamente da energia e dos bens essenciais, assim como a subida dos juros do crédito habitação, deixam as famílias portuguesas em situações de grande vulnerabilidade, uma vez que os seus orçamentos não acompanham o aumento generalizado de preços. Em milhares de casas portuguesas a fome já bateu à porta. Recentemente, o relatório do III Grande Inquérito Nacional de Sustentabilidade da Missão Continente e do ICS-ULisboa confirmou que «um terço dos cidadãos diz sentir-se pessimista em relação ao acesso e qualidade da alimentação e mais de metade (51%) tem dúvidas sobre a capacidade de suportar os custos domésticos nos próximos anos, o que é sintomático da situação frágil que se instaurou no país e que afecta cada vez mais pessoas», afirma Nádia Reis, directora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente.

O Continente e a Missão Continente, que têm uma relação próxima com as comunidades onde se inserem e estão atentos às suas necessidades, estão empenhados no combate à Fome em Portugal. A campanha Presente à Mesa está a decorrer em todas as lojas Continente, de 13 de Novembro a 8 de Janeiro. «Juntos conseguimos reunir mais lugares à mesa» é o seu mote, sendo protagonizada pelos actores Ana Guiomar, Pedro Alves, Rita Pereira, Rodrigo Paganelli, São José Lapa e o apresentador Manuel Luís Goucha. «Há 20 anos que a Missão Continente procura contribuir para o bem-estar da população e, neste Natal, cujo espírito é de união e de comunhão, queremos todos “Presentes à Mesa”, para garantir que as famílias conseguem ter uma mesa repleta do que é essencial», afirma Nádia Reis.

COMO PODE AJUDAR?

A campanha decorre nas lojas Continente e Online, através da venda de vales solidários de 1 euro e 5 euros, até 8 de Janeiro de 2023. Desta forma, enquanto compram a sua ceia de Natal, os clientes podem adquirir um destes vales, estando assim a “convidar” quem mais precisa a partilhar o Natal consigo e deixando o espírito da época arrancar um sorriso a quem já perdeu a esperança de poder ter novamente uma refeição.

É também possível ajudar de outras formas. Além da compra de vales solidários, à venda nas lojas Continente e Online, os portugueses também podem optar por:

• Transferência bancária para o IBAN PT50 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em transferências bancárias SEPA/imediatas);
• Transferência bancária para o NIB 0010 0000 3642 8270 002 25 (aplicável em transferências via ATM);
• Número de valor acrescentado: 761 10 10 10;
• MBWay: 937 07 07 07.

Para que a doação chegue a todo o território, cada loja terá uma instituição local associada e o valor angariado será dividido entre 50% para a Rede de Emergência Alimentar (REA) e 50% para a instituição da área de proximidade. «Mais do que nunca, defendemos que cada um de nós deve desempenhar o seu papel, seja grande ou pequeno, no sentido de nos ajudarmos mutuamente», realça Nádia Reis. Esta nova campanha solidária tem o apoio da Associação Portuguesa de Nutrição (APN) e da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). São parceiros da campanha a Federação Portuguesa de Futebol e a TVI.

Todas as instituições apoiadas por esta causa trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade, desde a prestação de cuidados de saúde a pessoas idosas, a actividades de cariz educativo com crianças e jovens. Em comum, todas têm como foco o combate à fome e à pobreza, a nível local e nacional. A instituição nacional seleccionada para receber parte do montante angariado na campanha Presentes à Mesa é a Rede de Emergência Alimentar, que apoia pessoas mais vulneráveis, com baixos recursos económicos, sem capacidade de suportar o custo de alimentação que é habitualmente entregue pelas respostas sociais.

Cada uma das mais de 300 lojas Continentes do país irá apoiar uma instituição local da sua proximidade, com actuação no combate à fome e à pobreza numa óptica de envolvimento e compromisso com a comunidade local. As 328 instituições foram seleccionadas segundo os seguintes critérios: instituição parceira da Missão Continente por via das doações de excedentes alimentares das lojas; instituição local e de proximidade a pelo menos uma loja Continente, Continente Modelo ou Continente Bom Dia; instituição que apoia pessoas ou famílias em situações de vulnerabilidade no que diz respeito à fome e à pobreza. Esta é mais uma forma de garantir o apoio às comunidades, através de entidades que conhecem a realidade da população local. Quem quiser saber quais são as instituições locais abrangidas pode consultar o site presentesamesa. continente.pt. De acordo com a Missão Continente, até ao dia 23 de Novembro já tinham sido angariados mais de 345 mil euros.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e Responsabilidade Social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 317) da Marketeer.

Artigos relacionados