Minor Hotel Group compra Grupo Tivoli por 294,2 milhões de euros

É o maior negócio de sempre do sector hoteleiro, no mercado português. Ao todo, foram 294,2 milhões de euros que o Minor Hotel Group (MHG) canalizou para a aquisição da Tivoli Hotels & Resorts, entre 12 hotéis em Portugal e dois no Brasil, e que hoje fica concluída. De referir que, em 2015, o Grupo Tivoli gerou receitas de 121 milhões de euros e um EBITDA normalizado de 31 milhões de euros.

Conforme refere Dillip Rajakarier, Chief Executive Officer do Minor Hotel Group e Chief Operating Officer da Minor International, a aquisição não marca apenas «a entrada estratégica do MHG na Europa e América Latina, como concede ao Grupo uma plataforma operacional forte para impulsionar ainda mais o crescimento nesses mercados». Também como adiantou à Marketeer Marion Walsh-Hedouin, VP de Marketing e Comunicação do Grupo, a compra da actividade Tivoli Hotels & Resorts facilitará a expansão na Europa de outras insígnias. Além de que poderá permitir à marca Tivoli «a sua entrada em outros mercados europeus».

O Grupo MHG é proprietário e operador de hotéis e resorts em 22 países na Ásia-Pacífico, Médio Oriente, Europa, América do Sul, África e Oceano Índico, tendo vindo a crescer fortemente por aquisição, nos últimos anos.

De recordar que o processo que hoje termina decorreu ao longo de mais de 12 meses e passou por várias fases. Esta transacção final, agora anunciada, resulta da aquisição pelo MHG em 2015 de cinco hotéis Tivoli em Portugal e dois hotéis Tivoli no Brasil, juntamente com a marca Tivoli no Brasil, a que se juntou a aquisição de mais sete hotéis em Portugal: o Hotel Tivoli Jardim em Lisboa, o Hotel Tivoli Sintra, o Hotel Tivoli Palácio de Seteais, o Hotel Tivoli Lagos Beach Club & Golf, o Hotel Tivoli Victoria Vilamoura Golf Resort Conference & Spa, o The Residences at Victoria Clube de Golfe e o Hotel Tivoli Coimbra.

Conforme se pode ler no comunicado de imprensa, a aquisição da operação Tivoli é a última de uma série de investimentos internacionais do Minor Hotel Group que faz parte da sua estratégia de diversificação a longo prazo e que nos últimos dois anos levou o grupo a investir mais de 550 milhões de dólares em projectos hoteleiros na África Austral e Oriental, Ásia, Austrália, América do Sul e Europa. Estes investimentos incluem, além da Tivoli, uma joint venture com a Sun International, projectos para novos hotéis na Austrália e na Malásia e investimentos com parceiros de joint venture existentes como Rani Investment e Elewana Collection na África Austral e Oriental.

Com a adição dos hotéis Tivoli, o portefólio hoteleiro do MHG totaliza agora 145 propriedades em 22 países.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
O impacto da Inteligência Emocional nas empresas
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo