Ministério está a preparar pacote de ajudas aos media

Os apelos ao Governo para que sejam criadas medidas específicas para o sector da comunicação social em Portugal têm aumentado ao longo das últimas semanas. Segundo avança o Jornal de Negócios, parecem ter surtido efeito: a mesma publicação indica que o Ministério da Cultura está a preparar um pacote de ajudas para os media.

O plano deverá ser anunciado ainda esta semana pelo ministério tutelado por Graça Fonseca, estando já na etapa de finalização dos detalhes técnicos. É preciso determinar, por exemplo, o período de referência da quebra de facturação, o indexante dos apoios e a forma de repartição das ajudas.

Sofia Branco, presidente do Sindicato dos Jornalistas, teme, porém, a forma como chegarão os novos apoios. «O problema do plano de emergência que está a ser preparado é que vai tratar tudo por igual e o sector tem necessidades e fragilidades diferentes. É esse o risco de uma medida igualitária, que não vai agradar a todos. Vai haver uma mediana», indica a responsável ao Jornal de Negócios.

Sofia Branco afirma ainda que desde Dezembro que está a ser debatido o financiamento dos meios de comunicação e que desde essa altura que o secretário de Estado Nuno Artur Silva tem uma lista de propostas ao seu cuidado.

Já Afonso Camões, administrador do Global Media Group, considera que o plano que está a ser preparado tem por base a quebra de receitas publicitárias. «É feito à medida das televisões porque não tem em conta a circulação dos jornais e revistas, os meios mais prejudicados com a crise de saúde e económica que estamos a viver», aponta o responsável.

Luís Santana, administrador do grupo Cofina, acrescenta que dar o benefício à perda de receitas publicitárias é «muito preocupante para os meios em geral e para a imprensa escrita em particular». Isto porque, na sua opinião, os grupos com maior exposição ao papel «voltam a ser discriminados e prejudicados, criando-se uma situação de injustiça».

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