Uma pancada de fé

É o único torneio atp de ténis em portugal, mas há alguns anos esteve em risco de extinção. Até que, em 2015, o millennium bcp foi uma das entidades a investir no evento. Uma aposta acertada, que tem contribuído para a consolidação do millennium estoril open como um torneio de referência internacional

Terminou, com a vitória do grego Stefanos Tsitsipas (n.º 9 do ranking ATP), mais uma edição do Millennium Estoril Open. E apesar de este ano não se ter repetido a vitória de um tenista português – no ano passado, a honra coube a João Sousa -, no “quadro” dos patrocinadores o sentimento volta a ser de satisfação para o Millennium bcp, naming sponsor do torneio desde 2015. «Este patrocínio tem um peso importante no posicionamento da marca no que diz respeito ao desporto e à promoção de um estilo de vida activo e saudável.

O Millennium Estoril Open é o maior evento desportivo internacional realizado em território nacional e leva milhares de pessoas, todos os anos, a assistirem aos duelos entre os seus tenistas de eleição», afirma Ricardo Valadares, director de Comunicação do Millennium bcp. «O ténis é um desporto cativante, no qual a ética, profissionalismo, perseverança, desportivismo e boas práticas imperam, valores partilhados com o Millennium bcp», reitera.

À parte do sucesso desportivo de mais uma edição do evento, que contou com um dos melhores quadros de sempre, o responsável destaca «as melhorias visíveis na presença de marcas de prestígio, o que também proporcionou acções de activação mais dinâmicas e modernas para os espectadores». Com efeito, o crescente interesse e o aumento do número e nível dos patrocinadores demonstra, de acordo com o profissional, a vitalidade de um evento que, num passado recente, esteve em risco de extinção.

Na qualidade de naming sponsor, o Millennium bcp teve uma importância capital para a manutenção do Estoril Open (antigo Portugal Open) e assume-se hoje como um parceiro estratégico na organização. «O momento mais marcante no apoio ao evento foi decididamente o do primeiro ano do Millennium Estoril Open [em 2015], pois, juntamente com a Câmara de Cascais e com os organizadores do evento, acreditámos no projecto. Hoje orgulhamo-nos de ter contribuído para que Portugal mantivesse o seu único torneio ATP, aliás um dos torneios ATP 250 mais prestigiados internacionalmente», reforça o responsável.

Proporcionar experiências

Para o Millennium bcp, a presença no Millennium Estoril Open representa a oportunidade de a marca interagir com os seus clientes num dos maiores palcos do desporto nacional, oferecendo-lhes a possibilidade de «desfrutar de momentos de convívio e descontracção em espaços como o court, o restaurante e o slice lounge. As situações de networking com outros patrocinadores afiguram-se igualmente importantes, nomeadamente ao nível das empresas».Mais uma vez, várias foram as acções de activação da marca no âmbito do Millennium Estoril Open 2019.

Antes do evento, e como já vem sendo habitual, o banco desenvolveu uma campanha de aquisição de bilhetes que permitiu aos seus clientes usufruírem de 25% de desconto na compra dos ingressos, bem como passatempos com oferta de bilhetes nas redes sociais. No recinto, nomeadamente na smash area, o Millennium bcp disponibilizou uma ATM para que os espectadores efectuassem os seus levantamentos, pagamentos e transacções; promoveu sessões de autógrafos com os tenistas, nos períodos entre jogos, proporcionando o contacto entre os fãs e os atletas; e – uma novidade este ano – colocou uma photo booth (Foto Millennium) no recinto, permitindo aos visitantes registarem a sua ida ao torneio com uma fotografia que podia, posteriormente, ser partilhada nas redes sociais.

No slice lounge, onde voltou a contar com um espaço próprio, o Millennium bcp acolheu os seus convidados e clientes, proporcionando-lhes uma experiência mais exclusiva do evento. Em termos de divulgação do torneio, a marca realizou diversas acções de comunicação através das suas sucursais, website e redes sociais, além de ter realizado três filmes específicos para o torneio, os quais foram protagonizados pelo atleta João Sousa (também ele patrocinado pelo banco) e divulgados nos intervalos dos jogos, nos ecrãs do Estádio Millennium.

Patrocínio a João Sousa

No seguimento do patrocínio ao Millennium Estoril Open, a marca reforçou a ligação ao ténis ao associar-se ao atleta português João Sousa, «uma combinação que nos parece lógica e fundamental para a afirmação da marca como apoiante do ténis em Portugal», comenta Ricardo Valadares. Sobre a escolha deste atleta, o director de Comunicação do Millennium explica que «o João Sousa representa claramente os valores pelos quais nos guiamos.

É por natureza um lutador, um perfeccionista, um contínuo insatisfeito. E é por isso que é o melhor. É uma relação de mútuo benefício, na qual nós ganhamos com a presença e disponibilidade dele, e com a forma como ele representa a marca Millennium mundo fora. E ele ganha com o nosso apoio, claro. É o melhor jogador português de sempre».

Além disso, lembra, o patrocínio a João Sousa permite à marca Millennium bcp criar novos momentos de comunicação ao longo do ano, uma vez que «este patrocínio prolonga-se e é activado ao longo de todo o ano a nível de visibilidade da marca, através dasdiversas participações do João Sousa em torneios internacionais». Neste capítulo, a edição do ano passado do Millennium Estoril Open, que culminou com a vitória do jogador vimaranense, representou uma espécie de dupla vitória para o Millennium bcp. «A edição de 2018 foi particularmente marcante, já que, com a vitória do João Sousa, todo o esforço foi claramente compensado, aumentando a notoriedade da marca, do torneio e do João», sublinha.

Balanço positivo

Para Ricardo Valadares, o balanço destes cinco anos de associação ao Millennium Estoril Open é positivo, quer do ponto de vista da marca, pela visibilidade e retorno que tem tido, quer pelo desenvolvimento que tem trazido ao torneio. «A marca Millennium tem uma enorme visibilidade no panorama nacional. A visão do Millennium prende-se com o foco no cliente e o Millennium Estoril Open procura, da mesma forma, proporcionar experiências únicas aos espectadores. Além disto, o Millennium, enquanto marca inovadora e arrojada na sua abordagem, reflecte estas características no torneio, ajudando a promovê-lo junto do público em geral», frisa. De resto, continua, «os próprios jogadores reconhecem o papel do banco, mencionando-o nos seus discursos de agradecimento.

O vencedor deste ano, Stefanos Tsitsipas, não se esqueceu de referir a importância do principal impulsionador do torneio». De acordo com o responsável, esta é uma relação perfeita, que permite à marca Millennium bcp consolidar o seu posicionamento no mercado: «O Millennium, enquanto marca e organização, fundamenta a sua identidade em cinco valores-base: ágil, moderno, próximo, simples e sustentável. O Millennium Estoril Open reflecte estes valores, sendo um evento actual, dinâmico e versátil. A agilidade necessária ao ténis é igualmente imperativa para o Millennium, enquanto marca de prestígio, e para o Millennium Estoril Open, enquanto evento desportivo de renome.

Ainda sem os dados deste ano, podemos dizer que a marca sai valorizada, com elevado impacto nos media e notoriedade reforçada junto de vários públicos alvo.» Certo é que o Millennium Estoril Open representa um dos «maiores e mais importantes patrocínios» do banco, num investimento que «tem sido relativamente estável ao longo dos anos». Mas será para continuar? «Iremos avaliar, como fazemos todos os anos, a continuidade do Millennium bcp no torneio», garante Ricardo Valadares.

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