Contribuição para a sustentabilidade cultural

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Além da associação ao festival ao largo – um evento público que dá a oportunidade às pessoas de desfrutarem de espectáculos de música clássica de forma gratuita -, o millennium bcp é ainda o banco oficial dos festivais de verão

O território da música tem sido uma área de forte aposta do Millennium bcp. «Quase todos apreciam a música de algum modo.

Alguns prezam a música clássica, outros optam pelos grandes artistas internacionais do momento, que actuam nos palcos dos festivais», comenta Ricardo Valadares, director de Comunicação do Millennium bcp, salientando que a música é uma área de comunicação muito transversal.

Daí que seja usada por esta instituição tanto ao nível da visibilidade da marca, como no goodwill gerado com a presença neste tipo de eventos. Neste sentido, mantendo a associação ao Festival ao Largo, que é um evento público que dá a oportunidade às pessoas de desfrutarem de espectáculos de música clássica de forma gratuita, o Millennium bcp é ainda o banco oficial dos festivais de Verão. «Jovens, dinâmicos e modernos, estes festivais têm características que reflectem a identidade do Millennium bcp», garante Ricardo Valadares.

Na perspectiva apresentada por este profissional, os festivais de Verão são associados pelo público a experiências positivas, únicas e relembram momentos de felicidade, pelo que é natural que o Millennium bcp se queira associar como patrocinador e banco oficial.

Além dos objectivos comerciais, é igualmente importante para o banco sentir que está a contribuir para a sustentabilidade ao nível da cultura. Com o apoio que tem prestado a eventos desta área – como se verifica, actualmente, com o Festival ao Largo e os festivais de Verão –, o Millennium bcp coopera na dinamização dos eventos culturais deste âmbito em Portugal.

Contribui para a sua visibilidade junto do público e também ao nível do seu financiamento. «É claro para nós que esta é uma relação de simbiose: o banco beneficia igualmente com estes apoios, já que consolida a sua identidadejunto ao público transversal que os eventos de música alcançam.

A visibilidade da marca é outro aspecto bastante importante, já que firma o posicionamento do Millennium bcp neste território.»

Uma estratégia para vários eventos

“O melhor banco está no palco” é o mote da acção que o Millennium bcp está a preparar, este ano, para os Festivais de Verão. A campanha teve como catapulta a analogia entre o “banco” – objecto físico, onde as pessoas se sentam – e o “Banco” – o Millennium bcp.

«Pretendíamos elevar toda a experiência do festival e proporcionar às pessoas a oportunidade de assistir ao concerto dos seus artistas favoritos de uma forma especial, diferente e marcante. E foi isto que fizemos, através do passatempo no Facebook», conta o director de Comunicação.

O passatempo foi realizado exclusivamente nas páginas de Facebook Mais Millennium e Millennium GO, o que acabou por criar buzz e dinamizar a presença nas redes sociais. Os fãs das páginas deviam fazer um comentário a um post, com uma fotografia ou vídeo, no qual referissem o concerto ou artista a que preferiam assistir ou a experiência pessoal que mais os marcou num festival de Verão e com a menção à #MelhorBancoNoPalco.

«Apelámos à originalidade do público e ele reagiu com conteúdos realmente criativos!» De referir também, e como reforço à aposta nos Festivais de Verão, as campanhas que lançaram não só para a captação de novos clientes, como também para incentivo ao download da Nova App do banco, com a oferta de passes gerais e de bilhetes diários.

«Tendo em conta o público que assiste aos concertos nos Festivais de Verão, entendemos que os participantes do passatempo serão pessoas de uma faixa etária mais jovem, já que estes são quem mais vai valorizar assistir ao concerto do seu artista de eleição no banco no palco.

No entanto, esta é uma campanha impactante ao nível da comunicação da marca – vem reforçar a identidade mais moderna, mais digital e inovadora que foi comunicada na campanha institucional de lançamento da Nova App», assegura Ricardo Valadares.

Escolher entre muita oferta

Todos os anos o Millennium bcp analisa novas propostas e decide quais os eventos em que marcará presença, tendo em consideração o posicionamento estratégico do banco.

Este ano, o Millennium bcp estará presente nos festivais Super Bock Super Rock, MEO Sudoeste, Sumol Summer Fest e Galp Beach Party. «A nossa comunicação irá abranger todos os eventos, uma vez que não nos pareceu fazer sentido restringir o passatempo a festivais específicos.

Daí termos optado pela estratégia única no que diz respeito aos festivais», explica o mesmo responsável. Apesar de claramente servirem targets diferentes, os festivais de Verão são transversais quando falamos de experiências, acrescenta.

«As pessoas vão aos festivais para ver o seu artista preferido, para se divertir e passar um bom momento.» Nos eventos em si, o Millennium bcp optou por concentrar todos os esforços na acção do “Banco no Palco”, a fim de não dispersar. «Optámos por ter uma única mensagem, consolidada e poderosa.»

Nos festivais, o banco vai ainda ter as ATM Millennium bcp nas zonas de recinto e campismo, que permitem aos festivaleiros efectuar os seus levantamentos, pagamentos e transacções.

Ricardo Valadares acredita que, tendo em conta o seu historial, o Millennium bcp já é associado a este tipo de eventos pelo público. «A presença do banco nos festivais de Verão afecta a percepção dos consumidores, já que algumas características inerentes aos festivais tendem a ser associadas à própria marca.

Assim, pretendemos consolidar a identidade do banco – moderno, digital, inovador, simples – muito em linha com a campanha institucional de lançamento da Nova App», reforça.

 

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