Microsoft Portugal lança primeiro smartphone de marca própria

O Microsoft Lumia 535 surge equipado por um ecrã de cinco polegadas, duas câmaras fotográficas de cinco megapixéis e um processador Qualcomm Snapdragon 200 quad-core a 1.2 GHz.

Já está disponível no mercado português o Microsoft Lumia 535, o primeiro smartphone criado de raiz pela Microsoft desde a compra da unidade de telemóveis da Nokia. O equipamento representa uma das principais apostas da marca para atingir uma quota de mercado de 15% no mercado nacional a curto-médio prazo.

Neste momento, a Microsoft está próxima de atingir os 10% de quota no mercado de smartphones em Portugal. Esta foi a primeira meta traçada pela marca para o mercado nacional desde que adquiriu o negócio da Nokia – cuja equipa mudou-se para as instalações da Microsoft no Parque das Nações, em Lisboa. Agora, a fasquia está mais elevada. «Queremos chegar rapidamente a uma quota de mercado de 15%», disse esta tarde João Couto, director-geral da Microsoft Portugal, numa apresentação que decorreu no Lisboa Story Centre. Segundo o responsável, o próximo objectivo, que se afigura «mais aspiracional, mas muito concreto», será o de atingir os 25% de quota de mercado.

Com o mercado de smartphones premium estagnado no mercado português, a estratégia da Microsoft para cumprir estes objectivos passa pelo lançamento de smartphones direccionados para os segmentos mais baixos de mercado. De resto, os dois modelos mais acessíveis da marca, em termos de preço – o 530 e o 630 – foram os campeões de vendas da marca no último Natal. «Os segmentos altos [do mercado] estão estabilizados. É dos 100 euros para baixo que está o crescimento», sublinhou Luís Peixe, general manager da Microsoft Mobile Devices Sales para Portugal e Espanha. «Quando baixamos os segmentos de preço, aumentam os volumes [de vendas]. É uma tendência no mercado português e noutros mercados semelhantes. Mais de 50% das vendas neste mercado estão [nos smartphones] abaixo dos 100 euros», acrescentou.

Com um ecrã de cinco polegadas, duas câmaras fotográficas de cinco megapixéis e um processador Qualcomm Snapdragon 200 quad-core a 1.2 GHz, o Microsoft Lumia 535 surge, ainda assim, um pouco acima deste segmento de preço: a versão Dual SIM – por enquanto, a única versão disponível no mercado português – tem um preço de venda livre recomendado (PVP) de 149,90 euros.

Contudo, a marca prepara-se para lançar, ainda neste primeiro semestre do ano, dois novos smartphones a preços mais acessíveis, o Microsoft Lumia 453 e o Microsoft Lumia 532, que se dirigem a um público alvo mais juvenil e colocam a tónica no design, de onde sobressai a vasta palete de cores. O primeiro possui um ecrã de quatro polegadas, uma câmara traseira de dois megapixéis e um processador dual-core a 1.2 GHz. Já o Microsoft Lumia 532, para os mais exigentes, apresenta um ecrã com o mesmo tamanho, mas uma câmara traseira de cinco megapixéis e um processador quad-core a 1.2 GHz. A diferença está reflectida no preço dos dois equipamentos: enquanto o Lumia 453 estará disponível no final deste mês por um PVP de 89,90 euros, o Lumia 532 chegará no início de Março por um PVP de 99,90 euros. Em ambos, a primeira versão a chegar ao mercado será a Dual SIM.

Texto de Daniel Almeida

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estes 10 benefícios vão ser os mais desejados pelos colaboradores em 2020
Automonitor
Os peculiares protótipos que a Daihatsu vai levar a Tóquio