Microsoft lança desafio de inovação em Portugal

O Innovation Challenge da Microsoft vai colocar à prova empreendedores e startups nacionais, na esperança de resolver alguns dos maiores problemas ou obstáculos da indústria portuguesa. A iniciativa surge no âmbito do programa Ativar Portugal Startups.

Retalho de Luxo, Media, Saúde, Turismo e Consumo são as cinco áreas em que os desafios da Microsoft vão incidir. Para cada uma delas, a tecnológica conta com um parceiro: Farfetch, Impresa, José de Mello Saúde, Pestana Hotel Group e Sumol+Compal, respectivamente.

Cada um dos parceiros vai dar às startups e equipas de participantes acesso a clientes e desafios reais. No caso da Farfetch, o objectivo é perceber como podemos transformar a forma como as pessoas compram dentro da loja e online utilizando tecnologias como a realidade aumentada e virtual.

Já a Impresa quer saber como poderão os media utilizar a inteligência artificial e/ou machine learning ao serviço da produção de conteúdos. A José de Mello Saúde, por seu turno, questiona-se sobre como podemos passar de um sistema assente na cura para outro baseado na prevenção?

O Pestana Hotel Group lança um desafio relacionado com a inteligência artificial e sobre a forma como esta pode ser usada para combater a complexidade, melhorando a experiência dos clientes através do design e implementação de serviços personalizados e relevantes. Por fim, a Sumol+Compal quer saber como podem as tecnologias como o big data, machine learning e inteligência artificial ajudar a melhorar as operações no comércio, distribuição e retalho para que as marcas possam melhor servir os clientes.

Cada vencedor do Innovation Challenge da Microsoft poderá receber até 120 mil euros de créditos em serviços Cloud Microsoft Azure e um espaço de showcase no stand da tecnológica no Web Summit. Terá ainda a oportunidade de desenvolver uma prova de conceito com a empresa correspondente ao desafio do vencedor.

Os interessados em participar têm até 30 de Julho para se candidatarem. São elegíveis equipas de inovadores e startups portuguesas com sede em território nacional ou internacional.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo