Microsoft investe 20 milhões em nova sede

microsoftA Microsoft Portugal inaugurou hoje oficialmente o novo edifício sede, no Parque das Nações, em Lisboa. Um investimento de quase 20 milhões de euros que materializa também um novo conceito de espaço: o Microsoft Lisbon Experience, MLXe.

Numa fusão entre tecnologia e portugalidade, o espaço – onde funcionou em 98 o Pavilhão Virtual – pretende ainda «colocar a tecnologia ao serviço da inovação, da eficiência e da competitividade em Portugal», conforme sublinhou Claudia Goya, directora-geral da Microsoft Portugal.

O mais recente edifício inaugurado pela Microsoft Corporation na Europa, a MLXe estende-se ao longo de 6369m2, reúne cerca de 445 colaboradores e destaca-se pelas mais actuais tecnologias de informação, colaboração e comunicação. Mais de 90% dos colaboradores não têm lugares pré-definidos e usam exclusivamente tecnologias móveis (laptop, telefone móvel, tablet, acesso à rede wireless). As ferramentas de produtividade e colaboração que suportam a organização assentam em tecnologia cloud e baseiam-se em sistemas de comunicação por voz, dados e vídeo, suportadas na web e acessíveis via browser.

«Ao longo dos últimos 20 anos, a Microsoft esteve sempre empenhada em contribuir para o desenvolvimento económico de Portugal e encaramos esta mudança como o início de um novo capítulo da nossa história de compromissos com o País. Este investimento, que fazemos em contraciclo, é prova clara que acreditamos no potencial do nosso País e na capacidade de recuperarmos o caminho do crescimento económico», referiu ainda Claudia Goya, na cerimónia de inauguração que foi presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
«Na Microsoft, sempre acreditámos que a tecnologia tem o potencial de fazer florescer a criatividade e a produtividade, tanto nas pessoas como nas organizações, potenciando a inovação e o crescimento sustentado. É esta convicção que nos leva a continuar a investir em Portugal com esta nova sede e o conceito que lhe está subjacente», destacou, numa mensagem vídeo, Steve Ballmer, CEO da Microsoft Corporation.

A Microsoft Lisbon Experience pretende ainda posicionar-se, para a Microsoft Portugal, como um “hub” internacional de atracção de reuniões, eventos e investimentos da Microsoft internacional, tirando partido da capacidade do país de atracção de encontros internacionais internos e externos da empresa.

De referir que na MLXe a mais moderna tecnologia convive com elementos tradicionais, como o burel de Manteigas, o chão em cortiça de Sta. Mª de Lamas, ou um painel de azulejos.

Alguns números:

– Nos 6369 m2 do MLXe foram usados 1600 m2 de chão de cortiça portuguesa, 580 m2 de smartglass, 40 kms de cabos de telecomunicações, 20 km de cabos eléctricos;

– No MLXe há 1096 m2 de espaço para reuniões internas, 1500 m2 de espaço para reuniões externas, 425 m2 de espaço de demonstração de tecnologia;

– Nos 6369 m2 do MLXe convivem 445 colaboradores internos e externos, 106 salas de reunião (78 internas e 28 externas), das quais 50 são para brainstorming e produção de ideias e 18 para telecomunicação. Existe 1 centro de briefing tecnológico, 1 centro de demonstração de tecnologias de consumo, 1 centro de investigação e desenvolvimento e 1 centro de suporte técnico europeu sedeado em Lisboa;

– No MLXe colaboraram 164 pessoas durante cerca de 55,000 horas, durante 9 semanas;

– A mudança da Microsoft para o MLXe envolve um investimento planeado, a 10 anos, de cerca de 20 milhões de euros.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva