Microsoft conclui compra da unidade de telemóveis da Nokia

Nadella_Elop_print_rsA Microsoft anunciou a conclusão da operação de aquisição da Nokia Devices and Services, depois de o negócio, avaliado em cerca de 5,44 mil milhões de euros, ter sido aprovado pelos accionistas da Nokia e por agências reguladoras governamentais de todo o mundo.

A equipa da Nokia Devices and Services irá agora integrar a equipa da Microsoft. Para além disso, Stephen Elop, antigo presidente e CEO da Nokia, assume o cargo de vice-presidente executivo do Grupo Microsoft Devices, supervisionado todo o negócio de dispositivos como os smartphones e tablets Lumia, os telemóveis Nokia, a consola Xbox e os produtos e acessórios Perceptive Pixel. Stephen Elop regressa ainda a uma casa que tinha abandonado em 2010 e irá “trabalhar directamente” com Satya Nadella, CEO da Microsoft.

Com a compra da unidade de telemóveis da Nokia, a Microsoft, maior fabricante mundial de software, que tem no sistema operativo Windows a sua principal referência, reforça a sua posição no segmento hardware. “Com o negócio dos smartphones da Nokia, a Microsoft irá entrar no mercado dos dispositivos móveis de baixo custo, uma oportunidade que representa anualmente 50 mil milhões de dólares [cerca de 36 milhões de euros], oferecendo a primeira experiência móvel a mais de mil milhões de pessoas, com a introdução dos serviços Microsoft junto de novos clientes em todo o mundo”, sublinha a companhia.

No mercado nacional, a “integração da Nokia irá tirar partido da excelente parceria existente entre as duas empresas em Portugal, assente em esforços combinados ao nível de marketing e comunicação, com o lançamento conjunto de produtos e que tem resultado no rápido crescimento da linha Nokia Lumia”, refere a Microsoft Portugal.

Com a conclusão do negócio, a Nokia vai deixar de produzir telemóveis, passando a focar-se nos equipamentos de telecomunicações.

 

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Assista em directo à XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Hertz e Jeep lançam serviço de aluguer de tendas rooftop