Metro manda leitor… ao Espaço

meo-metroArrancou ontem a mega competição promovida pelo Metro que pela primeira vez vai mandar um leitor ao Espaço…literalmente. O Espaço é MEO é uma competição global promovida pelo Jornal Metro que decorre nos 22 países em que este meio está presente e é patrocinada em exclusivo pelo MEO em Portugal. A agência de meios Espaço OMD foi a responsável por encontra o parceiro para patrocinar a iniciativa (o MEO). «O MEO não poderia deixar de estar associado a esta iniciativa do METRO, sendo tão Fora da Box! Estamos certos que o passatempo o Espaço é MEO vai puxar pela imaginação dos portugueses e que teremos muitas candidaturas fora de órbita», diz em comunicado Carla Marques, directora de Marketing do MEO.

Numa primeira fase a nível nacional, os portugueses são desafiados a fazerem macacadas que demonstrem as suas motivações para irem ao espaço, a construírem uma “Campanha Espacial” que mobilize Portugal inteiro e a reunirem todos os apoios que conseguirem para convencer o júri local.

O vencedor local seleccionado de entre as 10 participações mais “fora de órbita”, disputará o lugar num voo ao Espaço, com os candidatos dos restantes países Metro. Para isso será entrevistado pelo Júri Internacional composto por membros da SXC e da Metro Internacional, que escolherão o futuro astronauta de acordo com critérios descritos no site da competição.

Os finalistas locais serão anunciados a 12 de Abril no Jornal Metro, numa edição especial global dedicada ao Espaço sideral e ao futuro das viagens espaciais.

Para preparar a viagem ao Espaço, o futuro astronauta fará também um treino específico, que envolve um voo no avião-caça L-39 Albatross, para suportar o impacto força G e no simulador Desdemona onde irá realizar uma simulação do voo orbital. O prémio inclui também a estadia de 3 noites num hotel de 5 estrelas na ilha de Curaçao e a oportunidade de fazer uma reportagem sobre o treino e a viagem a publicar no Metro a nível global para os seus mais de 20 milhões de leitores diários.

Recorde-se que na génese desta ideia está um português. «Quando começámos a comunicar o Future Daily, um dos nossos accounts enviou uma mensagem a sugerir um passatempo para mandar um português ao espaço», contou à Marketeer Luís Rebola, responsável de marketing do Metro Portugal. Nessa altura, acrescenta «disse-lhe que era uma excelente ideia, mas que era dificil conseguir só com Portugal fazer uma parceria deste género porque estas viagens são muito caras e ficávamos agarrados a uma permuta de 10 anos». Mas como a ideia «é excelente» decidiram implementá-la no global, alimentando aquilo que ao Metro pretendia que era ter uma edição futurista todos os anos.

A campanha publicitária decorrerá até ao final de Abril, com presença em imprensa (privilegiando o jornal Metro), em televisão e Internet, nas páginas dos parceiros e no micro-site especificamente criado para esta iniciativa onde todos os interessados poderão avançar com a sua inscrição.

A viagem ao espaço, no valor tabelado em cerca de 100.000 €, é operada pela SXC – Space Expedition Curaçao, a empresa de turismo espacial holandesa que pretende começar a operação comercial do espaço em 2014.

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