Um vídeo viral no TikTok confundiu — e divertiu — a internet ao mostrar uma mulher a utilizar o que parecia ser um smartphone completamente transparente, sem interface visível. A publicação, feita pelo utilizador CatGPT, já soma mais de 52,9 milhões de visualizações e gerou todo tipo de especulação nos comentários: de um possível novo modelo da Nokia a uma referência a séries como Black Mirror ou Henry Danger, da Nickelodeon.
“Parece um comentário social ou uma exposição de arte ambulante. Sou inculto demais para entender”, escreveu um internauta. Outro atirou: “É de um episódio de Black Mirror.”
@askcatgptCompletely clear phone spotted in San Francisco on May 14…?!? Wtf?????? 🤭🤫 Link in bio for more deets. (NOT SPONSORED)
Mas, como revelou dias depois a própria protagonista do vídeo, a explicação era muito mais literal. Num novo post, a mulher revelou que o “dispositivo” era apenas “um pedaço de acrílico transparente com o formato de um iPhone”, apelidado de Metafone.
“É exatamente o que parece, uma peça transparente de acrílico em forma de iPhone.” Segundo contou, a ideia partiu de um amigo como experiência social para lidar com o vício em smartphones. “Ele disse-me que queria testar se somos todos tão viciados em telemóveis, que seria possível reduzir o vício de alguém substituindo a sensação de ter um telemóvel no bolso por algo que proporcionasse exatamente a mesma sensação”, relatou.
Sobre o Metafone, a criadora do vídeo acrescentou: “Este pequeno pedaço de acrílico parece um artefato físico que responde diretamente a essa tensão coletiva que todos sentimos sobre como os nossos dispositivos, que deveriam deixar-nos mais conectados, mas estão na realidade a produzir o efeito exatamente oposto.”
@askcatgpt I’m sending out a batch of methaphones to people who have ideas for (safe) social experiments they’d like to run with them— break it out on the subway? Show it to a 5 year old? Replace your phone for a week? The only catch is that you have to write or document your experience in a post online (e.g. blog post, medium, substack, YouTube, tikTok, Ig, etc) The goal is to keep the conversation going. If you’re interested, fill out the super short survey at the link in my bio! Let’s keep the conversation going! #tech #methaphone ♬ original sound – Noah Kahan
O inusitado conceito despertou curiosidade, ceticismo e até sarcasmo nas redes. Alguns assumiram frustração ao descobrir que o objeto não era um novo modelo de smartphone.
Ainda assim, o Metafone arrecadou 1.100 dólares numa campanha no Indiegogo — agora encerrada. Com preços entre os 20 dólares e os 25 dólares (para a versão rosa neon), o site descreve o produto de forma simbólica: “Parece uma simples placa de acrílico — e é. Mas também é um substituto, um totem e um álibi. É o primeiro passo no caminho para a liberdade.”
A experiência deixa a questão no ar: poderá ser um telemóvel falso em acrílico reduzir o vício dos ecrãs?