A Meta acaba de anunciar uma nova linha de óculos inteligentes em parceria com a Oakley, marca detida pela EssilorLuxottica, assinalando a sua primeira expansão além da colaboração com a Ray-Ban. Com foco em desportistas e utilizadores mais ativos, os modelos incluem melhorias como gravação de vídeo em resolução 3K, resistência à água e uma autonomia significativamente superior.
Com preços a partir dos 399 dólares (cerca de 345 euros), e uma edição limitada com detalhes dourados a 499 dólares (cerca de 432 euros), os óculos baseiam-se no design HSTN da Oakley. Estão equipados com funcionalidades como chamadas, reprodução de música, captação de fotos e vídeos, além de integração com a inteligência artificial da Meta para interações contextuais.
“Vemos cada vez mais casos de uso de desempenho com os Ray-Bans, como pessoas que os usam em montanhas-russas, a andar de bicicleta e perto da água, por isso a tentar concentrar-nos nisso” afirmou Alex Himmel, vice-presidente responsável pela divisão de wearables da Meta.
A nova aposta surge após o sucesso inesperado da segunda geração dos Ray-Ban Stories, lançada em 2023, que se tornou um verdadeiro êxito depois do fracasso do modelo original em 2021. “Foi uma loucura. A popularidade apanhou-nos um pouco de surpresa” admitiu Himmel.
A estreia dos novos óculos inteligentes será acompanhada por uma campanha global protagonizada por duas estrelas de alto calibre: o campeão do mundo Kylian Mbappé e o tricampeão do Super Bowl Patrick Mahomes. Com esta escolha, a marca reforça o posicionamento da nova linha como um acessório de alta performance, pensado tanto para o campo como para o dia a dia.
Mbappé, conhecido pela sua velocidade, visão táctica e presença global, encarna o espírito da campanha ao mostrar como a tecnologia da Meta pode potenciar as capacidades físicas e transformar cada momento numa conquista partilhável.
Além deste lançamento, a Meta já planeia lançar ainda este ano outro modelo da Oakley com base no design Sphera, direcionado a ciclistas e com a câmara posicionada ao centro. Esta evolução insere-se na estratégia mais ampla de hardware da empresa, que inclui óculos com ecrã previstos para este ano e, em 2027, os primeiros óculos de realidade aumentada.