Mercadona elimina sacos de plástico descartáveis

Desde ontem que não existem sacos de plástico descartáveis nos supermercados Mercadona. A cadeia espanhola concluiu o processo de substituição total deste tipo de sacos por alternativas mais sustentáveis: a partir de agora, os clientes podem optar por entre três soluções amigas do ambiente – sacos de papel, sacos de ráfia ou sacos com 50 a 70% de plástico reciclado procedente de embalagens utilizadas nos próprios supermercados.

Com a mudança, a Mercadona espera dar nova vida a três mil toneladas de plástico todos os anos, convertendo embalagens em sacos para as compras. As novidades podem ser encontradas nas mais de 1600 lojas Mercadona, sendo que em Portugal esta deverá ser também a regra – recorde-se que a marca irá abrir o primeiro supermercado no País a 2 de Julho.

Além dos sacos para transportar compras, a estratégia da Mercadona a favor de um mundo melhor abrange também os sacos utilizados nas secções de produtos frescos. Neste caso, a marca ainda não eliminou o plástico por completo – espera fazê-lo até 2021 – mas desenhou uma peça de mobiliário que promete reduzir o desperdício: a área pré-cortada foi eliminada de modo a reduzir a quantidade de plástico restante no suporte e que era descartado.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)