Mercado publicitário deverá crescer 3,4%

O investimento em publicidade está em crescimento em todo o mundo e Portugal não é excepção. Em 2018, estima-se que o mercado aumente 3,4%, de 550 milhões para 610 milhões de euros em investimento publicitário.

Os número, apresentados nas previsões da Magna Global, acerca das tendências do mercado global da publicidade, referem que o investimento preferencial mantém-se na televisão, agregando 46% do valor despendido, ou seja, 281 milhões de euros. Automóvel, retalho e telecomunicação são os sectores que mais apostam neste meio.

Quanto ao digital, continua em crescendo, perspectivando-se um aumento de 19%, para os 170 milhões de euros. Neste campo, as redes sociais (+33%) e vídeo (+29%) reúnem as preferências dos anunciantes, seguindo-se o search (+10%). Representando 29% do investimento publicitário em Portugal, o peso do digital é, no entanto, reduzido quando comparado com o mercado EMEA (42%) e global (45%).

De salientar ainda o outdoor, que representa 13% do investimento, mais do dobro dos números globais e EMEA. «E estamos a falar de um meio que não tem quaisquer indicadores, não sendo possível medir KPI ou interacções. Este crescimento é sinónimo da credibilidade, sinal de que os anunciantes, mesmo sem medições, reconhecem valor ao outdoor», refere Alberto Rui Pereira, CEO do IPG Media Brands Portugal.

Em oposição, dando continuidade à tendência decrescente, a imprensa regista uma queda de 15% nos jornais e 23% nas revistas. A imprensa representa apenas 5% do investimento publicitário em Portugal, metade do número global e 1/3 dos valores EMEA. Alberto Rui Pereira refere que, de 2008 a 2017, a imprensa perdeu 122 milhões de euros em investimento publicitário. E, apesar das tendências de crescimento, apenas foram recuperados cerca de 30 milhões desse valor.

«Nos últimos três anos, Portugal tem conseguido manter um crescimento moderado, o que é muito positivo para todos os operadores nacionais. O digital continua a sobressair, uma tendência mundial que continua a trazer muitos desafios, sobretudo para os players dos meios tradicionais», acrescenta o CEO.

A nível global, o crescimento em investimento publicitário deverá aumentar 6,4%, alcançando os 472 mil milhões de euros em 2018.

Texto de Rafael Paiva Reis

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