Media Capital aumenta lucro apesar da quebra da publicidade

Sem título_2Nos primeiros nove meses do ano, a Media Capital viu as receitas publicitárias recuarem 11%, em relação ao mesmo período do ano passado, para 71,3 milhões de euros. Ainda assim, o resultado líquido da dona da TVI e da Rádio Comercial atingiu 5,5 milhões de euros, mais 1% em relação ao lucro acumulado no período homólogo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital explica que a quebra dos proveitos publicitários “ocorreu devido ao peso do segmento de Televisão, no qual a publicidade recuou 14%”. Já no segmento de Rádio, o grupo registou um aumento de 5% das receitas publicitárias, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Ainda em relação ao mercado de publicidade, os últimos elementos disponíveis

mostram um abrandamento da tendência negativa”, sublinha a Media Capital. Com efeito, no que diz respeito apenas ao terceiro trimestre do ano, as receitas publicitárias mantiveram-se estáveis nos 22,8 milhões de euros, com a quebra de 3% no segmento de Televisão a ser compensada por um incremento de 11% na Rádio.

Ainda assim, nos primeiros nove meses do ano, os rendimentos operacionais consolidados do grupo totalizaram 129,5 milhões de euros, o que representa uma quebra homóloga de apenas 2%, “com o grupo a conseguir compensar quase totalmente os impactos da queda do mercado publicitário (no qual se estima que tenha ganho quota) com rendimentos de outras naturezas”, ressalva a Media Capital. Os rendimentos operacionais subiram 2 e 4% nos segmentos Televisão e Rádio, respectivamente, mas caíram 23% na área de Produção Audiovisual.

Entre Janeiro e Setembro, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) consolidado da Media Capital caiu 5% em termos homólogos, para 22,6 milhões de euros, enquanto a margem EBITDA recuou 0,5 pontos percentuais, para 17,4%.

Artigos relacionados