McDonald’s abre restaurante… vegetariano

Mac_rsO McDonald’s inaugurou esta semana o seu primeiro restaurante vegetariano em todo o mundo. A nova loja fica localizada junto do Harmandir Sahib (ou “Templo Dourado”), o templo mais sagrado da religião sikh, situado em Amritsar, no noroeste da Índia.

A maior rede de fast-food do mundo já tinha anunciado em Setembro de 2012 a sua intenção de abrir dois restaurantes vegetarianos em território indiano. Com esta operação, a marca pretende adaptar-se aos padrões religiosos locais, uma vez que os hindus, que consideram a carne de vaca sagrada, correspondem a 80% dos cerca de 1,2 mil milhões de pessoas que vivem na Índia, segundo a agência EFE.

Apesar de apenas ter inaugurado agora um restaurante totalmente vegetariano, há vários anos que a oferta da marca no mercado indiano exclui as chamadas “carnes vermelhas” em detrimento de alguns menus vegetarianos, como o McVeggie (empada de cenoura e feijão com batatas), o McAloo Tikki (empada de puré de batata picante e batatas fritas) ou o McSpicy Paneer (empada de tradicional queijo indiano).

A loja de Amritsar arrancou com estes e outros produtos vegetarianos que já eram comercializados pela marca na Índia, embora a oferta possa vir a ser alargada. De resto, a identidade visual da marca foi respeitada e mantida, como o símbolo, as cores vermelho e amarelo e até a mascote Ronald McDonald.

A segunda loja vegetariana da marca deverá vir a ser inaugurada em Katra, perto das montanhas de Vaishno Devi, onde está localizado um dos mais importantes santuários da religião hindu.

KFC também redefine oferta

Com o mesmo objectivo de ir ao encontro da cultura indiana, também o KFC – Kentucky Fried Chicken apresentou, na semana passada, um menu vegetariano naquele mercado. “Paneer Zinger” e “Veg Twister” são dois dos produtos vegetarianos que a marca introduziu no mercado indiano.

Mas o KFC foi mais longe e alterou mesmo a sua assinatura global “So Good” para “So Veg, So Good” naquele país, com o objectivo de demonstrar o seu compromisso para com os hábitos locais.

«Reconhecemos que existe uma oportunidade de disponibilizar um leque significativo de produtos vegetarianos ao consumidor indiano, e com isso atingir um público-alvo mais abrangente», afirma Dhruv Kaul, director de marketing da KFC India, citado pelo jornal The Times of India.

 

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