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Marta Violas, diretora de marketing dos Casinos Solverde: “Queremos fazer coisas diferentes e mais disruptivas” e “a comédia é uma aposta” para manter
A Solverde é uma das maiores e mais respeitadas marcas de entretenimento e hospitalidade em Portugal. Com uma história que remonta aos anos 70, o grupo, fundado por Manuel Violas, construiu um legado sólido no setor, sendo responsável por alguns dos casinos e hotéis mais prestigiados do país, como o Casino Chaves e o Casino Espinho. No entanto, mais do que manter um legado, a marca tem sabido adaptar-se às mudanças do mercado, inovando e oferecendo experiências diversificadas aos seus clientes.
Marta Violas, diretora de marketing da Solverde, tem liderado a aposta em novos formatos de entretenimento, como o The Comedy Club, que estreou no ano passado no Casino Espinho e que agora se expande também para o Casino Chaves. Com espetáculos de stand-up comedy gratuitos e de alta qualidade, este evento tem atraído grandes nomes do humor nacional, como Fernando Rocha e Beatriz Gosta. Além disso, a programação de 2025 promete mais surpresas, com a introdução do Roast a Rui Reininho, um espetáculo irreverente que contará com a presença de nomes como Rui Zink, Jel e Manuel João Vieira.
Nesta entrevista, Marta Violas revela-nos como tem sido gerir uma marca com tanto legado e como equilibrar a tradição com a inovação para continuar a conquistar os públicos mais diversos.
A Solverde é uma marca com uma longa história em Portugal. Como é gerir uma marca com tanto legado e, ao mesmo tempo, manter a inovação e a modernidade?
Gerir a marca Solverde é um desafio motivador, pois equilibramos a tradição de mais de 50 anos com a necessidade constante de inovação. O nosso compromisso passa por respeitar e valorizar um legado, mas também por antecipar tendências e oferecer novas experiências. Exemplo disso é a diversificação da oferta de entretenimento e a aposta em experiências digitais que melhoram a jornada do cliente.
O que motivou esta aposta no stand-up comedy e como têm sido as reações do público?
O stand-up comedy tem vindo a crescer em popularidade em Portugal e acreditamos que o humor é uma excelente forma de entretenimento para romper com o tradicional e trazer um pouco mais de informalidade para o casino, atraindo um público mais jovem e desmistificando alguns dos preconceitos criados à volta deste setor. Queríamos inovar e decidimos apostar em formatos fora da caixa, como o “The Comedy Club”, com entrada livre todas as quartas em meses selecionados, para sermos mais disruptivos. Queremos que os nossos espaços sejam mais do que apenas um destino de jogo – que sejam locais de convívio e momentos inesquecíveis. O feedback tem sido extremamente positivo, com casa cheia nos espetáculos e uma grande aceitação por parte do público. No ano passado, recebemos 23 artistas num total de 10 mil espectadores. O “The Comedy Club” correu tão bem no Casino Espinho que vamos agora levá-lo para o Casino Chaves. A comédia é, sem dúvida, uma aposta nossa à qual vamos dar continuidade.
O Roast a Rui Reininho é uma novidade ousada na programação dos Casinos Solverde. Como surgiu esta ideia e o que podemos esperar deste evento?
Como disse, queremos fazer coisas diferentes e mais disruptivas do que aquelas que tradicionalmente fazíamos, daí a ideia do Roast. O conceito de Roast ainda é pouco explorado em Portugal, em síntese, é um espetáculo de comédia com um convidado de honra, que é sucessivamente insultado por amigos e colegas. O formato é muito particular e no centro desta dinâmica só poderia estar uma pessoa especial, Rui Reininho, dada a sua irreverência e personalidade marcante. Este evento promete momentos únicos, onde convidados especiais irão prestar tributo ao artista de forma inesperada. Será um espetáculo diferenciador, que reforça o compromisso da Solverde em trazer formatos inovadores de entretenimento.
Os casinos são tradicionalmente associados ao jogo, mas a Solverde tem vindo a diversificar a sua oferta de entretenimento. Qual a estratégia por trás desta aposta? Tem que ver com uma tentativa de melhorar a Experiência do Cliente?
Sem dúvida. A nossa estratégia passa por tornar os casinos num espaço de entretenimento completo, onde o jogo é apenas uma das várias opções disponíveis. Queremos oferecer experiências para diferentes públicos, incluindo espetáculos ao vivo e outros momentos culturais ou até, eventos gastronómicos: este mês de março, por exemplo, temos o prazer de repetir, no Casino Espinho, os Jantares Michelin com Vasco Coelho Santos, chef do estrelado Euskalduna Studio (Porto). Esta abordagem não só melhora a experiência do cliente, como também atrai novos públicos, que veem os casinos como um destino de lazer abrangente. Afinal, oferecemos o pacote completo e o caso de Chaves é paradigmático: é possível ir a um spa, jogar no casino, aproveitar a gastronomia local, ver um espetáculo de comédia, e dormir no hotel, sem sair do mesmo espaço.
Que impacto tem tido esta estratégia na afluência aos casinos?
Os resultados têm sido muito positivos. Temos notado um aumento na frequência de visitantes, especialmente em noites de espetáculos e eventos temáticos. Além disso, a diversificação da oferta tem permitido captar clientes que, de outra forma, talvez não visitassem os nossos espaços. Essa estratégia também fortalece a percepção da Solverde como uma marca de entretenimento global e não apenas ligada ao jogo.
O público dos casinos tem vindo a mudar nos últimos anos? Como é que a Solverde se adapta a essas mudanças?
Especialmente no período pós-Covid sentimos uma mudança e vimos o nosso perfil de cliente a alterar um pouco, a envelhecer. Com tanta oferta e variedade para os mais jovens, tem-se tornado mais difícil trazê-los até nós. Assim, temos tentado “combater” essa mudança, apostando em experiências de entretenimento e gastronomia diferenciadoras, como os espetáculos de comédia, as noites de sexta e sábado com DJs & Happy Hour, e os jantares temáticos. Temos também investido nos canais digitais, nomeadamente nas redes sociais, produzindo conteúdo mais dinâmico e esperamos, relevante. Queremos com isto rejuvenescer o nosso público, sem nunca esquecer o nosso cliente atual. Continuamos a apostar na personalização da experiência do nosso cliente e procuramos formas de entretenimento que estes procuram de forma a oferecermos sempre o melhor.
A programação dos casinos inclui desde música ao vivo até espetáculos de humor. Como escolhem os formatos e os artistas que trazem para os vossos espaços?
A seleção dos formatos e artistas é feita com base numa análise das preferências do nosso público e das tendências do setor do entretenimento. Procuramos oferecer uma programação diversificada que vá ao encontro dos diferentes perfis de clientes que visitam os nossos casinos, desde os mais jovens aos mais velhos. Há oferta para todos os gostos. Além disso, valorizamos o talento nacional e procuramos parcerias estratégicas que garantam qualidade e relevância.
Como é equilibrar tradição e inovação no marketing de uma marca como a Solverde? Que desafios enfrenta ao comunicar com diferentes gerações de clientes?
O grande desafio é encontrar um equilíbrio entre comunicar a herança da marca e, ao mesmo tempo, manter a linguagem atual e atrativa para as novas gerações. Em 2024, quando entrei, começámos a apostar mais no digital e com isto fizemos um “soft rebranding” que passou por modernizar de forma consistente e transversal, a imagem e voz da marca, mas sem alterar de forma substancial os nossos conteúdos visuais, como o nosso logo ou as nossas cores base que nos caracterizam há muitos anos. Com esta aposta no digital, estamos a focar numa comunicação segmentada, adaptada aos diferentes perfis de clientes, utilizando tanto meios tradicionais como digitais. A Solverde tem evoluído para um posicionamento mais dinâmico e interativo, sempre com o objetivo de fortalecer a ligação emocional com o público.
A hospitalidade é um dos pilares da Solverde, além do entretenimento. Como é que os hotéis e casinos trabalham juntos para oferecer uma experiência completa aos clientes?
O nosso objetivo é proporcionar uma experiência integrada e complementar entre os hotéis e os casinos. Criamos pacotes que combinam estadias com acesso a espetáculos e experiências gastronómicas exclusivas, permitindo que os clientes tenham uma vivência completa. Além disso, trabalhamos para garantir um padrão de excelência no atendimento, independentemente de estarem num dos nossos hotéis ou casinos.
O que podemos esperar da Solverde nos próximos anos em termos de novidades e tendências no setor do entretenimento e hospitalidade?
Nos próximos anos, a Solverde continuará a apostar na inovação, na digitalização da experiência do cliente e na diversificação da oferta de entretenimento. Vamos reforçar a nossa presença no meio digital, melhorar a personalização dos serviços e trazer novas experiências interativas para os nossos espaços. Além disso, continuaremos a investir na modernização das nossas infraestruturas e na criação de eventos diferenciadores, que consolidem a nossa posição como referência no setor do entretenimento e hospitalidade em Portugal.