Marketeers, estas são as tendências para o TikTok em 2023

Também nas redes sociais se definem e antevêem tendências para o novo ano. O TikTok não é excepção e o “What’s Next Report” chega para ajudar os marketeers a compreender como os desejos e necessidades dos consumidores vão mudar neste ano de 2023, assim como de que forma vão afectar os negócios.

Neste estudo, a rede social chinesa antecipa três grandes tendências para os próximos meses: o entretenimento será cada vez mais personalizado; as pessoas procuram, cada vez mais, momentos de alegria e descontracção para melhorar o seu bem-estar; e o papel da comunidade tornar-se-á cada vez mais relevante como impulsionador da mudança na vida das pessoas.

Entretenimento personalizado

Na plataforma, o conteúdo é selecionado com base no que as pessoas consideram divertido e capaz de captar a sua atenção e confiança. Globalmente, em média, 67% dos utilizadores diz navegar na plataforma durante as suas pausas para relaxar.

Para as marcas, as mensagens mais eficazes no TikTok têm de ser estimulantes, divertidas e personalizadas, de forma a serem capazes de entreter a comunidade. O relatório de 2023 mostra que 4 em cada 5 utilizadores diz que o TikTok é extremamente divertido e que 92% afirma já ter sentido uma emoção positiva ao visualizarem um conteúdo, que acabou por resultar numa acção fora da plataforma.

Com muitos criadores de conteúdos que ajudam à desmistificação de mitos, o TikTok é uma fonte credível para a comunidade – tanto para criadores de conteúdo como seguidores –, fomentando assim a confiança na plataforma. Neste sentido, os criadores de conteúdos desempenham um papel fundamental no TikTok, assim como nas estratégias das marcas, pela sua capacidade de influenciar fortemente os seus seguidores.

Segundo o relatório para 2023, 65% dos utilizadores do TikTok diz confiar sempre nas opiniões e recomendações dos criadores para decidir o que comprar online.

Foco na alegria

Apesar de existirem cada vez mais incentivos a que cada pessoa cuide do seu bem-estar físico e mental, há também muitas pessoas a passar por situações de burnout. Por isso, existe uma procura crescente por momentos em que possam dedicar e focar-se em si próprias. Há uma crescente valorização dos momentos de felicidade e diversão e, neste aspecto, o TikTok tem-se mostrado um bom aliado.

De acordo com a plataforma, a alegria é uma das principais características que distingue os vídeos no TikTok. No estudo, metade dos inquiridos considera que o TikTok melhora o humor e fá-los sentir mais felizes e positivos. Além disso, 41% dos utilizadores diz que os conteúdos que “elevam o espírito” são essenciais para os levar a fazer uma compra.

A comunidade como fonte de partilha

As comunidades no TikTok estão distribuídas por temas. A plataforma é feita de pequenos clubes onde as pessoas podem encontrar novas ideias sobre como explorar as suas paixões e viver as suas vidas. À medida que as pessoas procuram formas de quebrar o status quo, procurarão pares e modelos que demonstrem a confiança para viver a vida da forma que quiserem.

Para se ligarem aos utilizadores, as marcas devem explorar nichos e não ter medo de se tornarem específicas. Quando uma marca percebe quais os seus grupos-chave, pode fomentar e aumentar as conversas honestas e autênticas que interessam às pessoas.

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