Marcas têm de reforçar presença no digital

80% das pessoas pesquisa um produto antes de o comprar. A afirmação é de Jeremy Morris, director do sector das telecomunicações da Google UK, e é uma das principais conclusões retiradas do evento “The future is now”, realizado ontem, em Lisboa.

O Havas Media Group reuniu na mesma sala alguns dos nomes mais influentes do mundo do marketing para discutir o futuro das marcas e quais as estratégias a adoptar para que não caiam no esquecimento. Já que, tal como é revelado pelo último estudo Meaningful Brands, se 74% das marcas desaparecesse, as pessoas não sentiriam falta.

A solução parece ser unânime para o painel presente: reforçar a presença das marcas no digital apostando nos conteúdos. Rui Almeida, director de data insights do Havas Media Group, referiu que as marcas têm de tornar-se relevantes para as pessoas.

A questão que se coloca de seguida é como. Giorgio Ferretti, director do creative program da zoo team da Google, explica que o primeiro passo implica as marcas perceberem que valor aportam à vida das pessoas, responder às suas necessidades e contar uma história. Vítor Cardoso, content manager da Havas SE, partilha da mesma lógica ao reforçar a importância dos conteúdos e da capacidade de contar uma boa história nas plataformas certas.

A pouco e pouco, os oradores presentes foram construindo uma estratégia. Miguel Serrão, director de digital do Havas Media Group, defendeu que os dados dos consumidores são essenciais para as marcas conseguirem contar essas histórias e para que a comunicação seja cada vez mais personalizada.

Derek Scobie, director de soluções de conteúdos da Google EMEA, também esteve presente no evento “The future is now”, tendo apresentado o caso concreto da Google cuja estratégia já passa por avaliar o impacto das campanhas e actuar de acordo com esses dados.

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