Marcas próprias ganham terreno nas especiarias mas Margão ainda lidera

Quando o assunto são condimentos e temperos, o sal é rei em Portugal. Um estudo online realizado pela MultiDados, entre os dias 8 de Junho e 8 de Julho deste ano, mostra que o sal é o tipo de tempero mais utilizado: 90,6% dos portugueses inquiridos usa. Seguem-se as especiarias (87,2%), as ervas frescas (82,2%), as gorduras (79,8%), os legumes aromáticos (74,6%), os vinhos (66,2%) e os molhos preparados (42,7%).

Quanto às marcas mais consumidas, verifica-se que a Vatel leva a coroa no campo do sal (49,1%), posicionando-se à frente do Continente (38,2%) e do Pingo Doce (23,1%). O sal marinho é o tipo mais utilizado (62,5%), com o sal fino (15,6%) e a flor do mar (8,9%) a surgirem logo depois.

Já no que às especiarias diz respeito, apesar de o Continente (45,6%) e o Pingo Doce (30,6%) registarem valores significativos na preferência dos portugueses, a Margão ainda é a marca mais consumida: 61,2%.

Orégãos (85%), pimenta preta (71,2%), louro (69,7%), salsa (69,4%) e alho moído (63,7%) são as especiarias mais utilizadas, sendo que 91,3% aplica este tipo de condimentos na carne e 75,7% no peixe.

Por fim, relativamente a molhos, a MultiDados revela que Calvé (86,7%), Knorr (74,1%) e Heinz (68,1%) são as marcas mais consumidas. Os portugueses mostram-se especialmente adeptos de maionese (74,9%), tomate (62,1%), ketchup (59,5%) e bechamel (53,4%).

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