Marcas mobilizam-se para ajudar vítimas da tempestade DANA

Em apoio às vítimas do dilúvio que assolou a zona de Valência, na Catalunha, em Espanha, a imprensa espanhola, fez uma compilação das ações que as marcas estão a tomar para colaborar na ajuda à tragédia.

A Espanha sofreu a pior DANA do último século no continente europeu, uma catástrofe natural que ceifou a vida de muitas pessoas e danificou infraestruturas fundamentais em províncias como Valência. Neste contexto, foram tornados públicos alguns resultados de um estudo anual sobre o Índice Global de Infraestruturas, que analisa, entre outros elementos, o nível de satisfação dos cidadãos com as infraestruturas e determina que mais de metade da população espanhola (55%) considera que as infraestruturas do país contra as inundações são más, fazendo parte das três mais mal avaliadas pelos cidadãos, depois das novas habitações (71%) e do carregamento de veículos elétricos (62%).

Algumas marcas estão a tomar medidas para ajudar as pessoas afetadas. Eis uma pequena compilação:

A Movistar – uma das principais operadoras de telecomunicações do país- permitiu a utilização gratuita e ilimitada dos serviços de dados e das chamadas nacionais nas zonas afetadas e suspendeu, com efeitos imediatos, o carregamento de todos os serviços fixos afetados. Por outro lado, e através da sua Fundação, a Telefónica ativou a campanha urgente #MovilizadosPorLaDana, colocando recursos económicos, humanos e digitais ao serviço de todos os cidadãos das regiões afetadas, juntamente com organizações e instituições sociais.

Juntamente com a Cruz Vermelha, foi lançada uma campanha de doação financeira para todos aqueles que desejam colaborar. Todos os fundos angariados serão utilizados para material de primeiros socorros para ajudar as vítimas. A Fundación Telefónica também efetuará um donativo financeiro.

A Dunkin’ criou um “Dunkin’ Solidario”, decorado com a bandeira da Comunidade Valenciana, para apoiar as pessoas afetadas, e o novo produto estará disponível em todos os estabelecimentos da cadeia em Espanha durante este fim de semana, de 8 a 10 de novembro, e as receitas serão doadas na totalidade à conta solidária criada pela Câmara de Comércio da Comunidade Valenciana para ajudar as pessoas afetadas pela tragédia.

A McDonald’s lançou uma campanha de angariação de fundos e de apoio direto para ajudar. Sob a iniciativa “Sumemos Fuerzas”, e com a ajuda de Mensajeros de la Paz, os clientes da McDonald’s em Espanha poderão fazer doações diretamente nos quiosques de todos os restaurantes que participam nesta campanha. Por cada euro doado pelos clientes, a McDonald’s compromete-se a contribuir com um euro adicional, duplicando o impacto de cada contribuição (até 16 de novembro).

A plataforma HomeExchange reativou um grupo de solidariedade através do qual incentiva os seus membros a oferecer alojamento temporário às pessoas afetadas pela emergência e a coordenar assim a ajuda e os recursos para as zonas problemáticas.

Este grupo está disponível no site e pode ser integrado por todos os membros da plataforma que queiram oferecer a sua casa ou um quarto para acolher pessoas ou famílias necessitadas. Para aceder a toda a informação, qualquer pessoa interessada pode juntar-se ao fórum.

Além disso, a HomeExchange oferece uma adesão gratuita e os pontos necessários àqueles que não fazem parte da plataforma para que possam encontrar alojamento. Atualmente, o grupo conta com 581 membros, dos quais 55 são da Comunidade Valenciana.

A marca de cerveja Mahou doará a totalidade das receitas da venda dos bilhetes do Vibra Mahou Fest Madrid às pessoas afetadas pela DANA, através de Mensajeros de la Paz e da Cruz Vermelha. A marca de cerveja madrilena, cujo festival terá lugar no próximo sábado, 9 de novembro, no Wizink Center da capital, procura desta forma colaborar com as iniciativas que diferentes grupos e organizações estão a levar a cabo para tentar devolver a normalidade às zonas afetadas o mais rapidamente possível.

O Grupo InPost está a mostrar o seu apoio através de uma doação de 500.000 euros à Cruz Vermelha. Além disso, a empresa doará 5% de todas as vendas através do seu site entre 29 de outubro e 30 de novembro à mesma organização para ajudar as vítimas.

A Zurich Seguros oferece a todos os seus clientes e familiares (mesmo que não sejam clientes) afetados pela DANA em Espanha um serviço gratuito de assistência psicológica. Esta linha telefónica, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, conta com uma equipa de psicólogos especializados prontos a prestar assistência e apoio social em qualquer momento.

Paralelamente a esta medida e como parte das ações de apoio, foi também lançada uma campanha de angariação de fundos pela Fundação Zurich e em colaboração com a Cruz Vermelha. A Fundação Zurich compromete-se a igualar todos os donativos recebidos, até um total de 100.000 euros, até 30 de novembro.

Os utilizadores do Ticket Restaurant podem contribuir com donativos para ajudar as pessoas em emergência na região, doando parte dos seus fundos do Ticket Restaurant para esta causa através do site da Ação Contra a Fome.

A Stellantis comprometeu-se a conceder 500.000 euros de ajuda humanitária para apoiar a população afetada, com o apoio da Cáritas Diocesana de Valência.

O Grupo Volkswagen doou um milhão de euros em ajuda de emergência para as vítimas. O donativo será diretamente canalizado para os esforços de socorro em Valência através da Cruz Vermelha Alemã (DRK), que transferirá os fundos para a Cruz Vermelha Espanhola.

O ING também doou um milhão de euros à Cruz Vermelha espanhola e cancelou a festa do 25º aniversário, destinando estes recursos à ajuda das pessoas.

O Bankinter vai oferecer moratórias de três meses para crédito à habitação e crédito ao consumo, prorrogáveis, às famílias e às empresas, bem como financiamentos garantidos pela nova linha DANA do Instituto de Crédito Oficial (ICO).

Desde a semana passada, o banco tem vindo a disponibilizar levantamentos gratuitos de dinheiro nas caixas automáticas das zonas afetadas e contas solidárias e Bizum com quatro ONG para canalizar donativos de clientes e não clientes.

A Finetwork anunciou que, durante o mês de novembro (na fatura que será emitida em 1 de dezembro), não cobrará serviços de fibra a nenhum dos seus clientes residentes nas principais zonas afetadas. Criaram também uma conta bancária cujo produto reverterá integralmente a favor das vítimas.

Desta forma, por cada euro contribuído pelos colaboradores, a marca compromete-se a contribuir com, pelo menos, o dobro desse valor.