Vhils, SEAT e Solid Dogma desvendam o segredo para a colaboração entre artistas e marcas

A colaborar com a SEAT há três anos, Alexandre Farto (mais conhecido por Vhils) já assinou uma homenagem da marca a Cascais, reproduziu um Arona feito a partir de 15 toneladas de cimento e, mais recentemente, aceitou ser curador de um roteiro de arte urbana que passa por cinco cidades portuguesas. Convidado da mais recente TIP Talk digital promovida pela Marketeer, conta como o seu percurso o levou até à marca automóvel.

«Não foi nada fácil o início. Pintar na rua e nem sempre de forma legal foi o meu início», começa por contar Vhils, a celebrar 20 anos de carreira. Foi para Londres, recebeu os primeiros convites e começou a colaborar com marcas. Trabalha com insígnias há alguns anos e diz que foi muito importante para o seu crescimento, oferecendo também um apoio em termos de sustentabilidade da actividade artística que desenvolve.

«Acredito que para as marcas também tenha sido uma boa experiência», afirma o artista, acrescentando que foi reduzindo o número de trabalhos deste tipo. Hoje, as colaborações estão reservadas a projectos mais especiais e a marcas como a SEAT, com quem já desenvolveu várias iniciativas.

«Tem sido muito gratificante», garante. Teresa Lameiras, directora de Marketing da SEAT Portugal, acrescenta que é um privilégio trabalhar com o artista com e respectiva equipa. «Para nós, marcas, é uma grande aprendizagem porque ganhamos mais quanto mais respeitamos o talento que o autor tem, a sua identidade», conta a responsável, também convidada desta TIP Talk.

Pedro Pires, CEO & CCO da agência Solid Dogma, concorda e sublinha a importância do respeito mas também da confiança. A relação entre marcas e artistas pode ser sinónimo de algum risco e de momentos inesperados, que por isso mesmo não permitem um aviso ou preparação. «Essa tolerância e noção do processo é exemplar no caso da SEAT», refere o director criativo na mesma conversa por videoconferência.

Estes e outros temas discutidos podem ser acompanhados no vídeo em baixo, que apresenta a TIP Talk na íntegra:

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...