Marcas de Fabricante superaram as de Distribuição em 2018

No ano passado, as Marcas de Fabricante registaram um aumento de 3,3% relativamente a 2017. As Marcas de Distribuição, por seu turno, saltaram apenas 1,9%, de acordo com os mais recentes dados da Nielsen, o que significa que os produtos de marcas próprias estão a crescer mas a um ritmo menor.

No total, os Bens de Grande Consumo cresceram 2,8% em 2018, tendo ultrapassado os nove mil milhões de euros. Trata-se de um aumento de 2,8% face ao período homólogo anterior, segundo adianta a Nielsen, sendo que todas as categorias registaram avanços: Alimentação (+3,1%), Higiene do Lar (+2,9%), Bebidas (+2,8%) e Higiene Pessoal (+1,3%).

Na Alimentação, o destaque vai para os produtos congelados (+5%), registando-se, uma vez mais, uma predilecção por produtos que tragam conveniência, rapidez e simplicidade à vida dos consumidores. Supers e grandes são os formatos de loja que mais cresceram (+6,7%), ainda que os canais tradicionais também tenham saltado 3,9%.

A Nielsen indica ainda que o Natal continua a ser o período mais relevante, uma vez que representou perto de 10% das vendas totais registadas no sector – considerando apenas as vendas em hipers e supers. Quanto ao peso promocional, verifica-se um peso superior ao da média anual com mais de 50% das compras a serem realizadas em promoção: 51% no Natal versus 47% de média anual.

«A importância deste período para o sector dos Bens de Grande Consumo é inquestionável», comenta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant senior da Nielsen. Sobre o peso das promoções, a responsável indica que «é fundamental que estas vão ao encontro do mercado e dos objectivos estratégicos das marcas e retalhistas. Colocar as promoções ao serviço da experimentação, da inovação ou da ‘premiumização’ dos produtos, será sempre uma excelente oportunidade».

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