
Marcas com Marca: Como uma engenheira florestal criou a Pedaços de Cacau
Raquel Lima formou-se em Engenheira Florestal, convicta que era o curso que queria mesmo tirar. Até que se foi desapaixonando pela profissão… e desenvolveu uma outra paixão: o cacau em jeito de chocolates! «Num Natal decidi oferecer alguma coisa feita por mim, aos meus amigos e familiares. Ainda pensei em sabonetes ou bolachas. Mas aquilo que gosto, de facto, é chocolates. Por isso, fui para a internet, pesquisei receitas, comprei tudo e fiz em casa. Para meu espanto, os bombons saíram muito bem», recorda. Por aí podia ter ficado, até ter percebido, um mês depois, que os que tinha guardado para si tinham começado a esbranquiçar. Como entretanto se deparou com um curso de formação, nem hesitou e inscreveu-se. Até porque, como diz, os chocolates iriam permitir-lhe dar asas à criatividade em jeito de receitas.
A decisão, essa, estava tomada: começa a treinar, a comprar as formas certas, a experimentar novas receitas, a “temperar” o chocolate… Até que no meio de tanto ensaio foi ficando com muito chocolate em casa. Começou por comer e oferecer, mas não tardou em decidir que vender é que era o caminho.
A marca seria criada em 2014. Raquel entrega-se a 100% dois anos depois, sendo que, hoje, já são sete pessoas que trabalham na Pedaços de Cacau que fazem qualquer coisa como 5000 bombons por dia, para além de drageias, crocantes ou amêndoas, vendidos a clientes finais e empresas (em jeito de chocolates personalizados). «Somos especialistas em fazer o chocolate chave na mão», sempre de forma artesanal, destaca.
Uma história doce que pode acompanhar no podcast Marcas com Marca em www.marketeer.sapo.pt, Spotify e Youtube
Veja aqui: