M.ª João Vieira Pinto
100 toneladas por ano de chocolate e mais de 90 toneladas de pastelaria, a que acrescem 60 toneladas de amêndoas vendidas em Portugal. Os números são da Arcádia, uma referência nacional na arte de fazer chocolate e onde a cozinha tradicional se casa com inovação. Fundada em 1933, começou com um pequeno salão de chá, esteve na iminência de encerrar portas, mas hoje tem 45 lojas em Portugal, três unidades de produção, 400 colaboradores e continua no seio da família Bastos, sua fundadora.
Como conta no podcast Marcas com Marca da Marketeer Francisco Bastos, o actual CEO e a quarta geração da família, tudo começou com um salão de chá na Praça da Liberdade e desde logo se afirmou como espaço de qualidade. «O meu bisavô sempre teve a noção de fazer tudo com qualidade, o que continua muito presente no ADN da marca. E, no que depender da família, serão mantidas para o futuro», destaca.
Para Francisco Bastos, vários pontos foram fulcrais para alavancar a notoriedade da marca, sendo um deles as drageias Bonjour que ainda mantêm e mesma receita e processo de fabrico. «Era muito empreendedor, viajava muito, tinha muitos livros escritos em inglês sobre o que de melhor se fazia nas confeitarias pela Europa.»
Até à data, a família mantém-se fulcral para o negócio, com os investimentos a serem financiados a 100% pela mesma, sendo que para o CEO os rumos futuros estão em aberto «desde que não ponham em causa os valores e ADN da marca.»
E depois de uma fase de crescimento, há que estabilizar, como confere Francisco Bastos, apesar de destacar haver «muito espaço para crescer em Portugal!»
Uma história partilhada no Marcas com Marca no Spotify, Youtube e www.marketeer.sapo.pt
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico