Manequins espiam consumidores

Podia ser um episódio da série americana The Twilight Zone, mas não é. A empresa italiana Almax criou os EyeSee, manequins biónicos que incluem um software de reconhecimento facial nos olhos, através de câmaras aí instaladas.
 De acordo com a Bloomberg, a tecnologia instalada nos EyeSee permite que seja traçado o perfil dos consumidores, através do seu sexo, idade e cor de pele.

Por agora, a Benetton foi uma das poucas marcas a requisitar os manequins bionónicos, que custam 5 mil dólares (3856 euros) cada. Mas as vantagens são várias. Uché Okonkwo, director executivo da consultora Luxe Corp., afirmou à Bloomberg que os manequins podem, de facto, «reforçar a experiência de compra, o sortido de produtos e ajudar as marcas a compreender melhor os seus clientes».

A Almax, por sua vez, argumenta que os manequins fornecem uma análise dos consumidores a partir do nível do olhar, podendo proporcionar aos comerciantes uma maior interacção com os seus clientes. Através dos EyeSee, por exemplo, a empresa demonstrou a um retalhista que as crianças respondiam por mais de metade do tráfego de loja durante a tarde. A partir desses dados, a empresa avançou com uma linha de roupa infantil.

Um outro cliente da companhia italiana contratou colaboradores que falam chinês depois de os manequins EyeSee terem detectado que um terço dos seus visitantes, a partir das 16h, era asiático.

Os softwares de reconhecimento facial podem “pressionar” as barreiras da privacidade dos consumidores, mas como explicou a Almax, em informações citadas pelo Blue Bus, nenhuma imagem dos clientes, identificada pelos EyeSee, é armazenada.

Recorde-se que existe também em Portugal o sistema de Retail Analytics criado pela empresa bracarense Q-better que detecta automaticamente, através de uma câmara, presença humana num espaço onde haja um conteúdo publicitário.

Ao identificar uma face humana nas imagens, o software capta o género, a idade, o tempo de atenção e o estado de espírito (grau de felicidade, tristeza, surpresa ou irritação) da pessoa.

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