Mais uma startup de trotinetes prepara entrada em Portugal

A startup sueca VOI Technology será a próxima concorrente da Lime em Portugal. Depois de ter conquistado um investimento de 50 milhões de dólares (43,8 milhões de euros), a empresa dedicada a trotinetes eléctricas prepara a entrada no mercado português, a par do belga, holandês, luxemburguês, francês, alemão, italiano e norueguês.

O objectivo da VOI Technology é transformar a forma como as pessoas se movem nas cidades mais congestionadas da Europa e para isso conta com a ajuda de e-scooters, nome dado às trotinetes eléctricas.

Para já, o serviço está disponível somente na Suécia e em Espanha, sendo que a startup considera que uma das suas características diferenciadoras é a forma como colabora com as autoridades locais: «Como empresa escandinava e europeia, a nossa abordagem baseia-se no diálogo e na transparência», explica o CEO Fredrik Hjelm. «Acreditamos que a utilização das ruas e infra-estruturas das cidades para criar um negócio não pode ser feita sem a total cooperação – e apoio – das cidades em questão. Decidimos, por exemplo, suspender o lançamento da operação em cidades onde a regulação afirma explicitamente que não devemos operar lá, evitando situações que ocorreram em empresas concorrentes, as quais iniciaram o seu negócio e foram expulsas em 24 horas», conta.

Quanto ao modo de utilização, basta descarregar a app da VOI para encontrar uma trotinete e começar a viajar. Será cobrado um euro para desbloquear o veículo e 15 cêntimos por cada minuto.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)