Mais de metade dos portugueses faz exercício físico todas as semanas

Um estudo realizado pela plataforma online Fixando revela que 85% dos portugueses estão cientes da importância de ter hábitos de vida saudáveis. No entanto, apenas 57% pratica exercício físico todas as semanas.

Dessa percentagem, 22% dos inquiridos responderam que praticam exercício físico todos os dias, 14% fazem-no uma a duas vezes por semana, 13% três vezes por semana e 8% quatro a cinco vezes por semana. Existe ainda uma percentagem elevada de portugueses que fazem exercício apenas ocasionalmente (20%) ou que não praticam qualquer tipo de actividade física (23%).

Entre os adeptos de exercício físico, as caminhadas são a actividade mais comum (44%), seguindo-se o ginásio (28%), a corrida (17%) e os desportos ao ar livre (10%).

Apesar de grande parte dos inquiridos admitir não praticar muito exercício, o estudo revela que a procura por aulas de desporto disparou 131% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto as aulas de dança subiram 101% no mesmo período. As aulas mais procuradas através da Fixando são as de natação (41%), voleibol e equitação (11%).

«Há cada vez mais pessoas a procurar soluções personalizadas e actividades alternativas para a prática de exercício físico. Com o regresso à normalidade, há uma maior vontade em participar em actividades de grupo, em aulas ao ar livre e explorar hobbies. Existe uma clara vontade de sair de casa», afirma em comunicado Alice Nunes, directora de Novos Negócios da Fixando.

Apesar da grande maioria dos inquiridos considerar fundamental ter hábitos de vida saudáveis, apenas metade (52%) admite ter uma alimentação cuidada. Entre os principais motivos apontados por quem recorre a nutricionistas, estão a perda de peso (73%), a reeducação alimentar (30%) e o ganho muscular (17%).

O estudo da Fixando resultou de uma consulta a 820 portugueses entre 13 e 17 de Junho.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.