Mais de 6 horas por dia online. O que procuram as pessoas?

Por Diogo Lopes, managing partner da Emotion Films

O mundo digital é um ambiente em constante expansão. Há 20 anos, apenas 4% da população mundial fazia uso da internet. Em 2017, no entanto, este número superou o valor dos 50%. Exactamente: há já mais de 2 anos que a maior parte da população mundial está online.

Ora, se a internet conta com mais de 4 mil milhões de utilizadores – e quase todos eles estão presentes nas redes sociais – o que procuram as pessoas online? Quais os conteúdos de que mais gostam e quão influente é a exposição a que estão sujeitas? O ingrediente secreto de muitas fórmulas de sucesso é um só: conteúdo vídeo.

Hoje em dia, procuramos vídeos online para tudo, seja para nos entreter ou para estarmos informados. De acordo com um estudo da Cisco, estima-se que, em 2021, 82% do tráfego mundial de internet será conteúdos de vídeo (Business Insider).

Mas será o conteúdo de vídeo mais envolvente do que outros tipos de media? Todos os indicadores estatísticos apontam nesse sentido. Ter vídeos na sua página pode aumentar a taxa de conversão até 80%, adicionar vídeo a emails de marketing pode aumentar as taxas de cliques até 300% (Forbes) e é 50 vezes mais provável que o seu site apareça na primeira página de uma pesquisa no Google se tiver vídeos (Moovly).

Mas porquê? O que leva as pessoas a procurar tanto vídeos online? E porque é que as marcas estão a investir cada vez mais neste tipo de conteúdos?

1 – Vídeos agarram rapidamente a atenção das pessoas

O bem mais precioso na era digital é a atenção. As pessoas são bombardeadas com todo o tipo de conteúdos online, a maior parte dos quais acabam por ser ignorados. Daí que seja cada vez mais importante reter a atenção das pessoas com conteúdos sensorialmente estimulantes. Os conteúdos de vídeo, ao combinar sentidos auditivos e visuais, aumentam drasticamente o nível de atenção do público, quando comparados com texto ou fotografia;

2 – Vídeos desencadeiam emoções

A versatilidade dos conteúdos de vídeo permite apelar às emoções de uma maneira mais eficaz que apenas um texto. Seja através de um guião poderoso, de uma música perfeita, da dose certa de humor ou de uma locução emocionada. A envolvência que se cria com um filme não só é mais marcante, como perdura nas pessoas durante mais tempo;

3 – Vídeos são altamente compartilháveis

Na era das redes sociais, a partilha orgânica é uma das formas mais eficazes das marcas chegarem ao maior número de pessoas. E neste campo o vídeo é rei. Vídeos são 12 vezes mais partilhados que textos e fotografias juntos (WordStream). O sonho de qualquer marca é conseguir criar conteúdos virais, e isso é muito mais provável que aconteça com um vídeo.

É evidente que o Marketing Digital está cada vez mais dependente do vídeo. Porque é eficaz na promoção, versátil no tipo de comunicação e altamente eficaz a promover interacções. E é por isso mesmo que as marcas não podem dispensar este tipo de conteúdos quando elaboram a sua estratégia de Marketing.

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