Mais de 22% do valor gasto pelos portugueses na Black Friday foi em compras online

Na última Black Friday, que ocorreu a 25 de Novembro, mais de um quinto (22%) do valor gasto foi em compras online. Esta percentagem supera os 18% do valor de compras online no ano passado e que compara com os 16% e 12% de 2020 e 2019, respectivamente.

Os dados são da SIBS e demonstram também que o MB Way continua a ganhar destaque e a assumir-se cada vez mais como um dos métodos de pagamento preferidos dos portugueses. Na Black Friday de 2022, o MB Way foi utilizado 17,3 vezes mais nas compras físicas do que em 2019 e 5,9 vezes mais nas compras online, mantendo a tendência de crescimento que já registou nos anos anteriores.

Nos últimos anos, os consumidores têm vindo a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week (entre 21 e 28 de novembro) , uma vez que as campanhas comerciais relacionadas com este período também se têm extendido por este período. Neste contexto, o dia da Black Friday de 2022 verificou um menor crescimento de valor de compras face à média do mês de Novembro quando comparado com o período homólogo.

Além disso, em linha com esta evolução, o total de compras na Black Week aumentou 12% face ao ano passado, enquanto na Black Friday o crescimento foi de 7%. No que toca ao valor médio das compras, este desceu 5,4% face ao período homólogo, de 42,7 euros para 40,4 euros.

Quanto à tipologia de produtos e serviços adquiridos, os maiores crescimentos continuam a verificar-se nas categorias de “Moda e Acessórios” (2,6 vezes de crescimento face à média diária do mês de Novembro), “Beleza Cosméticos e Perfumes” (2,1 vezes), “Material Desportivo e Recreativo” (1,6 vezes) e “Jogos, Brinquedos e Bens de Puericultura” (1,5 vezes). No top 5 deste ano verificou-se a entrada da categoria “Decoração e Artigos para o Lar” e a saída da categoria de “Tecnologia”.

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