Maior rede de dentistas voluntários já a operar em Portugal

dentistas-do-bemChama-se DENTISTA DO BEM, afirma-se como o maior projecto de voluntariado do mundo e já foi oficialmente lançado em Portugal.

Com a operação no terreno desde Março, Portugal é o primeiro país da Europa a acolher este projecto pioneiro, que conta com o apoio da Fundação EDP.

António Mexia, Presidente do Conselho de Administração da Fundação EDP, e Fábio Bibancos, cirurgião-dentista brasileiro, fundador da ONG Turma do Bem, foram os anfitriões do evento de apresentação do DENTISTA DO BEM, que teve como objectivo sensibilizar e mobilizar os dentistas portugueses a fazerem parte da rede de voluntariado em Portugal.

Oficialmente a operar em território nacional, este projecto da ONG brasileira Turma do Bem, conta agora com 60 Dentistas do Bem que se ofereceram como voluntários para proporcionarem o tratamento de jovens. Na apresentação foram angariados 32 dentistas.
O projecto DENTISTA DO BEM foi fundado pelo dentista brasileiro, Fábio Bibancos, o único dentista do mundo a participar no Fórum Económico Mundial em Davos e já proporcionou tratamentos a mais de 15.000 crianças no Brasil e América Latina. Bibancos foi reconhecido como empreendedor social pela Fundação Schwab e Ashoka e é um dos empreendedores sociais mais respeitados no Brasil.

Os resultados dos rastreios realizados até à data apontam para uma realidade de saúde oral bastante deficitária: das 489 crianças observadas, 109 apresentam problemas dentários muito graves. Com o número de voluntários angariados no evento, será possível assegurar o tratamento às crianças já rastreadas. Nesta primeira fase de implementação do projecto pretende-se que num ano sejam tratadas pelos “DENTISTAS DO BEM” 138 crianças.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)