LXFactory transforma casas-de-banho em instalações artísticas

10 artistas receberam um livre passe para as casas-de-banho da LX Factory. O convite surgiu a propósito da segunda edição do Water Closet, iniciativa que tem como objectivo intervencionar esta divisão, tornando-a mais criativa. A primeira edição teve lugar em 2012.

O Water Closet está integrado no projecto ArtBuilding, da responsabilidade da MainSide que detém o espaço mas também outros como Pensão Amor, Casa de Pasto e Rio Maravilha. A Oli, marca de soluções de banho também é parceira.

Roger Mor, porta-voz da MainSide, explica à Marketeer que desde que o ArtBuilding foi lançado, há 10 anos, o objectivo tem sido «minimizar os impactos decorrentes das intervenções em imóveis, sobretudo os impactos visuais mas também do ruído e do trânsito», fazendo da cidade, através dos prédios em obra, um museu aberto.

Com o Water Closet, o objecto de intervenção são as casas-de-banho, sendo que foi dada total liberdade criativa aos artistas, pedindo-lhes apenas que a sua funcionalidade se mantivesse. Roger Mor avança ainda que o resultado final do projecto ficará disponível por tempo indeterminado, até que se justifique uma terceira edição.

Quanto à parceria com a Oli, o responsável explica que se deu «sobretudo pela imagem de criatividade e inovação que a marca tem, sendo a marca portuguesa com maior número de patentes registadas». Já Mariza Gomes, da direcção de Marketing da Oli, conta que se associaram ao Water Closet porque a ideia «vai ao encontro do foco diário de melhorar a experiência das pessoas no espaço de banho».

Maria Gomes revela ainda que as expectativas relativamente ao resultado do Water Closet passam pelo reforço da percepção da Oli enquanto «marca que cria valor a partir de Portugal e que se distingue pelos valores da sustentabilidade e da inovação».

Ana Velez, Burry Buermans, Miss Amaro, Jacqueline de Montaigne, Joana Gomes, Jorge Maciel, Maísa Champalimaud, Maria Sasseti, Rita GT e Xana Sousa são os 10 artistas que participar no Water Closet. As casas-de-banho em que estiveram a trabalhar podem ser visitadas a partir de hoje.

Texto de Filipa Almeida

Fotos de Fernando Mendes

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Estas 85 empresas procuram mais de 2500 novos talentos
Automonitor
Já conhece o “novo ingrediente” de Gordon Ramsey?