Luís Martins reforça Marketing da Powerdot

Luís Martins, que conta com 10 anos de experiência na área de Marketing, é o novo responsável pela Marca e Marketing na Powerdot. A ligação deste profissional à empresa começou como consultoria externa, em Junho de 2022, juntando-se à equipa como Head of Brand and Marketing em Dezembro de 2022.

«Nas primeiras conversas que tive com a equipa foi-me muito claro que estava perante uma oportunidade única. Não só é uma indústria em acelerado crescimento como uma área em que o contributo da Powerdot para tornar a mobilidade mais sustentável é inegável. A ideia de Destination Charging — ou seja, de que os sítios onde os utilizadores de veículo eléctrico passam naturalmente o seu tempo são também os sítios onde carregam — vem reinventar um número de assunções que todos temos sobre o carro e a sua utilização. E o desafio está aí. Na oportunidade de comunicar e de implementar a nossa visão de que carregar uma viatura eléctrica pode ser tão conveniente como carregar um smartphone», comenta Luís Martins.

Antes de se se juntar à Powerdot o profissional passou por empresas como Uber (inicialmente na equipa de Portugal, rumou mais tarde para Amesterdão, integrando a equipa de marketing da Europa, Médio Oriente e África), Carnext (foi responsável de marketing por Portugal, Espanha e Itália) e Trip.com (onde foi responsável de marketing na Europa).

Aposta em rebranding

Há quatro anos a marcar presença no mercado, a Powerdot tem agora uma nova imagem. «A necessidade de mudar a identidade gráfica da Powerdot surge de forma muito orgânica. Aquilo que tinha sido pensado no início já não dava resposta às necessidades da marca actualmente e era notório que o que nos tinha trazido até aqui não nos levaria aonde queremos chegar», explica o profissional. E acrescenta que começaram por olhar para a missão, a visão e os valores da Powerdot, tendo sido necessário actualizar e simplificar. «Parte deste exercício de rebranding foi também olhar para a nossa proposta de valor, e rapidamente vimos algumas características a ganhar relevância. A nossa agilidade operacional é muito considerada pelos nossos parceiros e, como tal, procuramos que a nova identidade gráfica comunicasse esta ideia de dinamismo e de velocidade.»

A Powerdot surgiu de uma conversa entre dois amigos utilizadores de viaturas eléctricas e que partilhavam o sentimento de que a rede de carregamento nacional não era suficiente nem tão-pouco funcional. A empresa portuguesa apresenta-se em Dezembro de 2018 com um conceito pioneiro — destination charging. O que significa, na prática, que os carregadores são inseridos em espaços onde os condutores passam naturalmente o seu tempo: parques de estacionamento de acesso público de shoppings, supermercados, retail parks, restaurantes, hotéis, ginásios, hospitais e municípios.

No final de 2022 a empresa detinha 900 pontos de carregamento em operação em Portugal. Neste momento, a marca encontra-se representada em 157 municípios (inclui Madeira e Açores), possuindo 14% do mercado dos pontos de carregamento em território nacional e ainda 12% da quota total no que toca a pontos rápidos e ultrarrápidos.

Em 2023, a Powerdot pretende instalar mais 600 pontos no país (atingindo, assim, os 1500), num investimento de 18 milhões de euros. Até 2025 — e com um investimento previsto de 300 milhões de euros — a meta é alcançar 19 000 pontos na Europa.

«Um corolário natural do conceito de Destination Charging é o de que os nossos parceiros — com diferentes actividades comerciais — são fundamentais. Por isso, o foco está em desenvolver soluções que dão resposta às suas necessidades: tanto de um ponto de vista da experiência de carregamento como dos produtos que desenvolvemos. A nossa estratégia de marca e de marketing passará naturalmente pelo conteúdo — tanto no nosso site como em social media — das nossas soluções, mas também por um olhar completo sobre o ecossistema do veículo eléctrico. O facto de estarmos presentes em seis mercados na Europa abre naturalmente os horizontes e temos um ponto de vista único sobre melhores práticas e soluções escaláveis.» A Powerdot quer também partilhar este conhecimento em diferentes momentos como feiras, eventos e mesas-redondas das diferentes indústrias dos parceiros. «Pretendemos que, quando um potencial parceiro pensar em soluções de carregamento de veículos eléctricos, pense em Powerdot. Há ainda muito trabalho a fazer no desenvolvimento da marca, e vamos investir nesse aspecto em todos os mercados», assegura o responsável de Marketing.

Artigos relacionados