Lucros da Publicis crescem 15% no primeiro semestre

PublicisGroup_3Nos primeiros seis meses do ano, o Grupo Publicis, terceiro maior grupo de publicidade do mundo, obteve um resultado líquido de 314 milhões de euros, o que representa um aumento de 15% em relação aos 273 milhões de euros arrecadados no período homólogo de 2012. Os resultados foram impulsionados pelo crescimento do negócio nos EUA e pelo aumento das receitas no digital.

Entre Janeiro e Junho, o Grupo Publicis, que detém empresas como Publicis, Leo Burnett, Saatchi & Saatchi e ZenithOptimedia, obteve receitas consolidadas de 3,35 mil milhões de euros, mais 8,7% em relação ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje o grupo em nota de imprensa. A margem operacional situou-se nos 13,8%, tendo subido 0,4 pontos percentuais, em termos homólogos.

No que diz respeito ao segundo trimestre, as receitas subiram 9,6%, para 1,79 mil milhões de euros.

Em termos semestrais, as receitas do grupo subiram em todas em regiões, excepto na Europa, “que continua a registar uma evolução negativa apesar de uma melhoria na região Norte no segundo trimestre”, adianta o Grupo Publicis. As receitas caíram em Espanha (-8,4%), Itália (-14,2%), França (-4,7%) e no Reino Unido (-3,2%), tendo progredido na Alemanha (3,5%).

Em contrapartida, no mercado norte-americano o negócio cresceu 6,1%, “apesar de a descontinuação das contas da General Motors (em media e pesquisa) ainda ter tido um impacto negativo até meados do segundo trimestre”, refere o Grupo Publicis.

As receitas no segmento digital registaram um crescimento orgânico de 11,1%, enquanto as chamadas actividades analógicas caíram 0,7% em todo o mundo. Na segunda metade do ano, a área de negócio digital já representou 36,9% das receitais globais do grupo, o que compara com a percentagem de 33,2% no mesmo período do ano passado.

Artigos relacionados