Lucros da Philips quase triplicam no terceiro trimestre

philips_redimensionadaA Philips, maior fabricante mundial de lâmpadas, obteve um resultado líquido de 281 milhões de euros no terceiro trimestre do ano, o que praticamente triplica os lucros de 105 milhões de euros acumulados no período homólogo do ano passado. A maior procura de lâmpadas LED, aliada ao processo de reestruturação em vigor há dois anos, que envolve despedimentos, permitiram uma performance acima do esperado pelo mercado.

No terceiro trimestre, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da Philips subiu 33%, em termos homólogos, para 634 milhões de euros, anunciou a companhia em comunicado. A estimativa média de um grupo de analistas inquirido pela agência Reuters apontava para um EBITDA de 567 milhões de euros.

No período em análise, as vendas da empresa caíram para 5,62 mil milhões de euros, o que compara com os 5,82 mil milhões de euros arrecadados em igual período do ano passado.

Assim, é essencialmente do lado da despesa que está o segredo para o resultado líquido reportado pela Philips. Até ao momento, com o plano de reestrutração iniciado há dois anos a companhia holandesa já conseguiu poupar um total de 856 milhões de euros, 183 milhões dos quais no último trimestre.

O plano tem permitido à Philips centrar-se nas áreas de negócio mais rentáveis, como as lâmpadas LED ou as soluções de cuidados de saúde. De acordo com Frans Van Houten, CEO da Philips, a companhia está no bom caminho para atingir os objectivos financeiros para este ano: aumento das vendas entre 4 e 6%, uma margem EBITDA entre 10 e 12% e um retorno do capital investido entre 12 e 14%. A companhia espera ainda chegar ao final deste ano com um corte de mil milhões de euros nas despesas.

«Continuamos comprometidos em atingir os nossos objectivos financeiros para este ano», afirma Frans Van Houten, citado pela Bloomberg. «Contudo, a instabilidade na economia global deverá continuar a afectar as vendas nos próximos trimestres», ressalva.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Page Assessment tem novo Executive manager
Automonitor
Conselhos para conduzir à chuva