Lucros da Galp Energia crescem 57,2% até Setembro

A Galp Energia anunciou que obteve um resultado líquido replacement cost ajustado (que exclui efeito stock e eventos não recorrentes) de 277 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que representa um aumento de 57,2% em relação aos 176 milhões de euros acumulados no período homólogo.

No que diz respeito apenas aos resultados do terceiro trimestre do ano, o resultado líquido replacement cost ajustado (RCA) da empresa aumentou 58% em termos homólogos para 98 milhões de euros, de acordo com um comunicado divulgado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No documento, a Galp Energia explica que os resultados, quer os relativos aos primeiros nove meses do ano quer os do último trimestre, ficam a dever-se sobretudo ao “aumento da produção de petróleo e gás natural provenientes do Brasil e ao aumento dos volumes de gás natural liquefeito vendidos na actividade de trading”.

A produção média net entitlement de crude e gás natural cresceu 54% entre Janeiro e Setembro para 18,3 mil barris de petróleo por dia (56% provenientes do Brasil), e 60% no terceiro trimestre para 19,5 mil barris de petróleo por dia. Já as vendas de gás natural subiram 19% nos primeiros nove meses de 2012 para 4696 milhões de metros cúbicos, e 27% no terceiro trimestre para 1470 milhões de metros cúbicos.

Nos primeiros nove meses do ano, as vendas e prestações de serviços RCA da Galp Energia aumentaram 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado para 14,3 mil milhões de euros. O segmento Exploração & Produção foi o que registou uma melhor performance, tendo subido 45% para 338 milhões de euros, seguido pelo negócio de Gas & Power, que cresceu 36,8% para 2,2 mil milhões de euros. Já o segmento Refinação & Distribuição aumentou 10,1% para 12 mil milhões de euros.

Entre Janeiro e Setembro, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) RCA da empresa aumentou 33,5% em termos homólogos para 786 milhões de euros. No mesmo período, o investimento da empresa atingiu 613 milhões de euros, dos quais cerca de 70% foram destinados ao segmento de negócio de Exploração & Produção.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão