Lucros da Galp Energia crescem 16,5% no primeiro trimestre

galpEntre Janeiro e Março a Galp Energia registou um resultado líquido de 50 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 16,5% em relação aos 43 milhões de euros acumulados em igual período do ano passado.

“Este aumento deveu-se ao melhor desempenho do segmento de negócio de Exploração & Produção, na sequência do aumento da produção proveniente do Brasil e do preço do crude nos mercados internacionais, e do segmento de Gas & Power, suportado fundamentalmente pelo aumento dos volumes de gás natural vendidos no mercado internacional”, explica a Galp Energia em comunicado.

Nos primeiros três meses do ano, a produção de crude e gás natural da Galp fixou-se nos 16500 barris por dia, mais 72% do que no mesmo período de 2011.

No período em análise, a venda de produtos petrolíferos a clientes directos aumentou 6,6% para 2,6 milhões de toneladas, sendo que 900 mil toneladas tiveram como destino o mercado internacional (fora da Península Ibérica), contra as 400 mil toneladas exportadas no primeiro trimestre de 2011. Quanto ao volume vendido de gás natural cresceu 7% para 1.725 milhões de metros cúbicos.

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da empresa cifrou-se em 200 milhões de euros, mais 47,7% em relação aos 135 milhões de euros obtidos no período homólogo. Mais de 60% do EBITDA foi obtido fora de Portugal.

O investimento da petrolífera atingiu 202 milhões de euros, tendo sido maioritariamente canalizado para o segmento de negócio de exploração e produção, que absorveu 137 milhões de euros (ou 68% do investimento). Este montante “foi essencialmente canalizado para as actividades no Brasil”, que receberam cerca de 98 milhões de euros, esclarece a empresa.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Câmara de Lisboa vai contratar mais de 500 pessoas em diversas áreas
Automonitor
OK! teleseguros no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto