Lojas Continente ganham cantinho para geeks: «Queremos liderar o segmento de pop-culture»

Quatro supermercados Continente contam já com um espaço especial inteiramente dedicado ao mundo das séries, filmes e gaming: Matosinhos, Amadora, Oeiras e GaiaShopping. Desenhado em parceria com a Road Sixty Geek, funciona como uma espécie de extensão da loja de cultura pop belga, que se estreia, assim, em Portugal.

Até ao final do ano, o objectivo é alagar esta novidade a um total de 20 lojas de Norte a Sul – que se irão juntar às 80 que a Road Sixty Geek já tem em França, Bélgica, Luxemburgo e Roménia. «Por enquanto, estes quatro cantos dos supermercados Continente permitem-nos partilhar com a comunidade ‘geek’ portuguesa o nosso amor e paixão pela cultura pop. Este processo de trazer o nosso conceito para Portugal começou há cerca de um ano e a primeira implementação foi feita no início de Setembro», revela-nos David Kauffman, fundador da Road Sixty Geek.

Em entrevista à Marketeer, o responsável conta que tudo começou quando membros da Sonae MC visitaram a sua homóloga Cora em França e «adoraram imediatamente o conceito». Iniciou-se, então, um processo de adaptação do conceito ao mercado nacional, que passou por traduzir a experiência imersiva da Road Sixty Geek para o Continente.

Segundo David Kauffman, um dos grandes objectivos da marca é criar uma comunidade europeia de geeks, unidos pelo amor à cultura pop. «O Continente, como parte da Sonae, é líder de mercado no sector do retalho português, o que significa que a oportunidade para nós era enorme. Na verdade, não tivemos de pensar duas vezes, o Continente foi a escolha óbvia de parceiro.»

Mas que tipo de produtos podemos encontrar nestes novos espaços? Por um lado, artigos que resultam de licenças consideradas clássicas e intemporais (Os Beatles, “Friends”, “Star Wars” e “Harry Potter”, por exemplo). Por outro, lançamentos mais fora da caixa, que têm em consideração aquelas que deverão ser as séries, filmes e videojogos tendência.

Além disso, a Road Sixty Geek colabora com fabricantes, tais como Funko e Paladone, que garantem alguma exclusividade, bem como acesso a conhecimento privilegiado sobre as colecções seguintes.

«Os nossos espaços são para todos», garante o responsável. «Todos os dias, vemos o aumento de novas tendências devido à crescente quantidade de plataformas de streaming como Netflix, Disney+ ou Amazon Prime, que lançam continuamente novos conteúdos como “Stranger Things”, “Peaky Blinders”, “The Mandalorian” – que são dirigidos a todos», explica David Kauffman.

Do lado do Continente, Luís Ribeiro Magalhães, Category manager de Brinquedos na Sonae MC, não tem dúvidas de que esta é uma área com espaço para crescer. O feedback recolhido até ao momento comprova isso mesmo: «O corredor onde implementámos a Road Sixty Geek é dos mais visitados (na área do não-alimentar) das lojas Continente.»

Os espaços dedicados à cultura pop estão estrategicamente colocados de forma a serem visíveis desde a entrada das lojas, podendo ser encontrados junto aos brinquedos de adulto e à secção de livraria “Young Adult”, seguindo as boas práticas internacionais.

Aqui, há brinquedos coleccionáveis, figuras de acção, homewear como decoração, canecas e outros artigos para a casa, livros e banda desenhada. «Queremos que os nossos clientes encontrem nas nossas lojas aquele boneco da série mais vista do momento na Netflix, ou aquela caneca intemporal do primeiro filme de ‘Star Wars’. Os novos espaços trazem o universo da aventura e fantasia às lojas Continente e não passam despercebidos», sublinha Luís Ribeiro Magalhães.

De acordo com o responsável da Sonae MC, a chamada cultura geek, ou pop, é uma tendência em crescimento a nível mundial e Portugal não é excepção – com a organização de eventos como a Comic Con. Adicionalmente, dados divulgados pela Toy World Magazine no ano passado mostram que, nos mercados auditados pela NPD, cerca de um quarto das compras foi de brinquedos para um segmento mais adulto (19 a 29 anos). «Desta forma, é para nós um passo natural na expansão de uma categoria em que somos líderes de mercado em Portugal. A nossa ambição é clara: queremos levar este segmento ao maior número de lojas, garantindo que todos os consumidores têm acesso a estes brinquedos com significado especial e intemporal.»

Luís Ribeiro Magalhães adianta ainda que a Sonae MC está a avaliar soluções diferenciadas que permitem acelerar a expansão do conceito, inclusivamente para formatos de lojas mais pequenos. «Queremos liderar o segmento de pop-culture como lideramos o negócio de brinquedos em Portugal», conclui.

Texto de Filipa Almeida

Artigos relacionados