Loja da Nestlé testa pagamentos via reconhecimento facial
Pagar chocolates Nestlé apenas com o próprio rosto é uma possibilidade cada vez mais real. Uma loja da marca em Espanha está a testar um sistema de pagamento via reconhecimento facial, que permite aos clientes concluir a compra sem cartões ou dinheiro.
O sistema, desenvolvido pelo CaixaBank e respectivo Payment Innovation Hub, conta com parceiros como Global Payments, Visa, Samsung e Arval. Chega sob a forma de aplicação móvel que os clientes podem descarregar tanto nas lojas da Google como da Apple: basta procurar por Face to Pay Nestle Market, inserir os dados pessoais, registar um cartão de crédito e carregar uma foto do rosto.
Chegados à loja, os clientes com a aplicação no telemóvel podem dirigir-se a uma zona especial de checkout, equipada com tablet, câmara e ligação à internet. De acordo com o Finextra, o sistema será testado durante três meses, de modo a analisar o desempenho da tecnologia em períodos de grande procura – como é o caso do Natal.
Para o CaixaBank, responsável por desenvolver o sistema de reconhecimento facial, esta alternativa faz parte de uma tendência assente em pagamentos invisíveis. No mesmo sentido, já disponibiliza autenticação biométrica para o levantamento de dinheiro em ATMs nos seus balcões de Barcelona e Valência.