“Lisboa somos nós” com assinatura de “O Alfaiate Lisboeta”

alfaiateSe passear pelas ruas de Lisboa a partir de 14 de Março é provável que encontre mupis com frases como “Lisboa é o nosso amor também”, “Lisboa sou eu e os meus sonhos também” ou “Lisboa sou eu e a minha vida também”. Trata-se de uma campanha assinada por José Cabral, mais conhecido pela autoria do blogue “O Alfaiate Lisboeta”, criada na sequência de uma proposta do bloguer feita à Câmara Municipal de Lisboa (CML). “Lisboa somos nós” é a assinatura que serve de mote à campanha, que estará patente na cidade ao longo de três semanas.

«Fiquei tão entusiasmado com a ideia de produzir conteúdos que pudessem promover Lisboa que decidi fazê-lo por minha conta e risco e tentar, a posteriori, apresentar a campnha à CML», explicou à Marketeer o autor do blogue “O Alfaiate Lisboeta”. O projecto foi idealizado há cerca de um ano e apresentado ao Departamento de Comunicação e Imagem da CML em Setembro de 2011. Por ter sido imaginada, redigida e concretizada por José Cabral, os investimentos alocados à campanha ficaram «muito abaixo daqueles que são os preços de mercado», garante o bloguer.

«Este projecto foi pensado para servir uma causa que é querida a todos – a promoção da cidade e das suas pessoas. Acho que essa realidade esteve sempre bastante presente na forma como eu e as pessoas que protagonizam a campanha encaramos este projecto e isso tornou tudo mais fácil», reforça. José Cabral confessa mesmo que não é o retorno financeiro que o move.

«A ideia de ter os meus conteúdos a promover o meu País ou a cidade pareceu-me a forma mais nobre de instrumentalizar o meu trabalho». «Na prática a campanha é o corolário daquilo que venho fazendo há três anos e concretiza uma espécie de abordagem contemporânea sobre aquela que é também uma leitura das cidades de hoje.»

É na «energia que os retratos passam» que a campanha se centra. O objectivo é que funcione simultaneamente «como um momento de promoção da cidade mas também como uma plataforma para comunicar com ela», explica José Cabral. Foi nesse sentido que o bloguer procurou recordar no projecto outros atributos da capital, além dos que constam «em qualquer cardápio turístico», vai contando. «Algo que enfatize todos aqueles que contribuem para a moldura humana que é Lisboa – que a habitam, nela trabalham ou a visitam – e lhes faça sentir que Lisboa é a sua imagem. Ou mesmo… que a sua imagem é Lisboa», reforça.

E por esta ser uma «campanha de gente real para gente real», como explica o autor de “O Alfaiate Lisboeta”, nenhuma das fotografias foi produzida propositadamente, tendo todas elas sido publicadas anteriormente no blogue “O Alfaiate Lisboeta”.

José Cabral não esconde o «carinho especial» que nutre pelo projecto, por ter sido concebido e finalizado por si. «Dá-me um orgulho particular porque não sei se em alguma parte do mundo alguém que simplesmente tem um blogue assinou uma campanha institucional.»

Por Daniela Domingos

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Outubro 2019
Automonitor
Já viu o novo ultracompacto 100% elétrico da Toyota?