Lisboa é a cidade portuguesa com a marca mais forte

Lisboa lidera a quinta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, responsável por medir o impacto da marca de cada município português nas áreas de Turismo (Viver), Investimento (Negócios) e Talento (Viver). A cidade do Porto surge logo a seguir, à frente de Cascais, Braga e Coimbra.

De acordo com a Bloom Consulting, as principais alterações, em termos de evoluções positivas, pertencem a Faro, Vila Nova de Gaia e Matosinhos. O primeiro subiu uma posição no ranking e os outros dois municípios três lugares. Vale a pena também notar o salto de Ponta Delgada, que se estreia no top 25: é a primeira vez que todas as regiões portuguesas estão representadas nos primeiros 25 lugares da tabela.

Em destaque nas quebras está Oeiras, que deixa pela primeira vez o top 10 e cai sete lugares. Aveiro e Leiria também desceram uma e três posições, respectivamente.

Para elaborar o ranking, a Bloom Consulting recorre a dados de plataformas online e redes sociais e também à procura pro-activa via Digital Demand, ferramenta que mede o volume de buscas online a nível mundial. Os 308 municípios incluidos no ranking são abrangidos por esta ferramenta: no ano passado, as pesquisas registaram um aumento de 39,5% em relação a 2016.

Artigos relacionados